Translate

domingo, 3 de novembro de 2019

SOLENIDADE DE TODOS OS SANTOS: FELIZES OS SANTOS!

A PALAVRA DO PASTOR
+ Dom Sergio da Rocha
Cardeal Arcebispo de Brasília
Celebramos, neste domingo, a solenidade de Todos os Santos, transferida do dia 1º de novembro, para que todos possam participar da Eucaristia. Os santos são nossos intercessores e modelos de vida cristã. Pela intercessão e méritos dos santos, nossas preces chegam a Jesus Cristo e por meio dos seus exemplos, somos motivados a segui-lo fielmente. A Liturgia da Palavra nos mostra quem são os santos e o que devemos fazer para viver na santidade.
O livro do Apocalipse se refere a uma “multidão imensa de gente de todas as nações, tribos, povos e línguas, que ninguém podia contar”, pois a salvação em Cristo e a santidade são para todos. Eles “estavam de pé” diante do Cordeiro, “trajavam vestes brancas e traziam palmas na mão” (Ap 7,9).  Nas imagens dos santos mártires, encontramos sempre uma palma na mão, recordando a palma do martírio, do testemunho, da fidelidade até a morte, palma da vitória conquistada por Cristo. Os santos são testemunhas e exemplos de fidelidade a Cristo na vida cotidiana e nas grandes ocasiões. Acima de tudo, “vieram da grande tribulação” e permaneceram fiéis. Contudo, não são santos por conta própria. Eles são santos porque foram redimidos por Cristo: “lavaram e alvejaram as suas roupas no sangue do Cordeiro” (Ap 7,14). A santidade é sempre dom de Deus e, por isso, é sempre vivida pela graça de Deus.
O Evangelho nos apresenta a belíssima passagem das Bem-aventuranças, recordando-nos, hoje, que os santos são “bem-aventurados”, isto é, “felizes” (Mt 5,1-12). Eles não foram pessoas tristes ou infelizes, embora tenham passado por provações, abraçando a cruz de cada dia. São santos e felizes os que vivem as bem-aventuranças: os pobres em espírito, os mansos, os misericordiosos, os puros de coração, os aflitos consolados por Deus, os que têm fome e sede de justiça, os perseguidos por causa da justiça. Este é o caminho da santidade proposto por Jesus. Somos todos chamados a ser santos, trilhando o caminho das bem-aventuranças e, deste modo, experimentando a felicidade verdadeira e duradoura que vem de Deus.
Com a primeira carta de S. João, reconhecemos que o Pai nos deu um “grande presente”: “sermos chamados filhos de Deus!” (1Jo 3,1). Os santos, purificados por Cristo, se comportam como verdadeiros filhos de Deus e, por isso, como irmãos.
A santidade a ser vivida e testemunhada por cada um na vida cotidiana leva a amar a Igreja e dela participar. As pessoas santas evangelizam pelo seu testemunho de vida, incluindo a participação na Igreja, nas missas e atividades pastorais.
Sejamos santos, participando ativamente da comunidade!
Arquidiocese de Brasília / O Povo de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF