Translate

sábado, 1 de junho de 2024

O Pobre Homem da Rússia (3)

As relíquias do santo durante procissão religiosa em Sarov, 31 de julho de 2003, por ocasião do centenário de sua canonização [© Associated Press/LaPresse] | 30Giorni

Arquivo 30Dias – 05/2009

SERAFIM DE SAROV. Duzentos e cinquenta anos após o nascimento

O Pobre Homem da Rússia

Como Francisco de Assis, Serafino pertence a uma “qualidade” particular de testemunhas da história da Igreja: a dos narradores da doçura e da ternura de Deus. Artigo do fundador da Comunidade de Bose também sobre o santo monge ortodoxo. venerado pelos católicos.

por Enzo Bianchi

A luz agora acesa não pode permanecer escondida. Em 1825, por inspiração da Santíssima Mãe de Deus, Serafino deixou sua cela. Aqui começa a última etapa de sua vida, sua epifania. Serafino ressuscitado, elevado, elevado pelo poder de Deus que o chamou à divinização, encontra os agricultores, os pobres, os últimos, dos quais se torna pai e pastor. Ele consola, exorta e cura, mostrando ao ícone da Mãe de Deus “a alegria de todas as alegrias”, e com os olhos cheios de Deus saúda cada rosto que encontra, reconhecendo o rosto do Amado: “Alegria minha, Cristo ressuscitou !" .

No seu ministério de pai espiritual, Serafino discerne os espíritos daqueles que lhe pedem uma palavra de consolo ou de iluminação, cuida e cura os sofredores, ouve longamente as confissões de homens e mulheres cheios de vergonha dos seus pecados. , mostra que compreende a sua confusão com a ternura de uma mãe, e inflama a todos com aquela caridade infinita capaz de amar todas as criaturas, animadas e inanimadas, conscientes e inconscientes, inteligentes e estúpidas, boas e más. “Deus é fogo que queima e inflama o coração e as entranhas”, escreve ele em suas Ensinanças . Multidões de peregrinos acorrem a ele: o “miserável Serafim”, porém, permanece humilde e alegre, muitas vezes refugiando-se na floresta para preservar a paz e experimentar a santa hesíquia bezmolvie ), a tranquilidade interior do homem que sabe comunicar-se com Deus e com seus irmãos.

Não poderia ser de outra forma: quem se tornou estavróforo (portador da cruz) com Cristo é feito pneumatóforo (portador do Espírito) por Deus! «De agora em diante, já agora e aqui», insiste Serafino, «é preciso experimentar a alegria do Reino, a comunhão com o Senhor, é preciso adquirir o dom do Espírito Santo», o Consolador que faz com que cada um morada de Deus, Serafino aprendeu a tornar-se obediente apenas ao Espírito, que nele falava sem obstáculos: «O primeiro pensamento que me vem à mente, creio que é Deus quem me envia, por isso falo sem. sabendo o que se passa na alma do meu interlocutor, mas com a certeza de que esta é a vontade de Deus e é para o seu bem. Mas às vezes acontece que respondo a uma pergunta sem confiá-la à vontade de Deus, confiando na minha razão, pensando que é possível resolvê-la sem recorrer a Deus. Mas nesses casos cometo sempre erros”. Assim o santo fala abertamente do seu discernimento. Ele não foi do homem para Deus, mas de Deus para o homem.

As irmãs da "Comunidade do Moinho" de Diveevo, a comunidade monástica feminina que Serafino seguiu desde a sua fundação e para a qual nomeou Elena Manturova, uma jovem freira de Diveevo que o próprio Serafino vinha preparando para esta tarefa desde que era uma garota. Quis preparar tudo para uma formação espiritual e humana integral destas jovens em busca de um autêntico caminho monástico: a sua sábia e amorosa orientação paterna soube dar à frágil comunidade das irmãs aquelas ferramentas espirituais que lhes permitiram continuar na fidelidade a a vocação que receberam, apesar das dificuldades e das divisões, apesar das provações e dos sofrimentos, especialmente depois da revolução de 1917, quando a comunidade foi dispersa e perseguida.

Hoje o mosteiro de Diveevo está reconstruído, ainda é um destino de fiéis, um lugar de oração e de invocação da misericórdia de Deus sobre a Rússia e o mundo. Quando em 1991 as relíquias de São Serafim foram encontradas no depósito do Museu do Ateísmo (hoje novamente a Catedral da Mãe de Deus de Kazan em São Petersburgo), uma multidão incrível acompanhou sua tradução para Diveevo: o espírito do amor e do perdão que São Serafino soube discernir e acolher na sua vida revelou-se mais uma vez mais forte do que o ódio e a destruição que os homens são capazes de causar.

Fonte: https://www.30giorni.it/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF