Translate

terça-feira, 8 de março de 2011

O Caminho Neocatecumenal nos discursos dos Papas

O PAPA PAULO VI ÀS COMUNIDADES NEOCATECUMENAIS

Vaticano (Audiência) 08/05/1974


(Paulo VI às Comunidades Neocatecumenais. Audiência de 8 de maio de 1974.- Texto in Notitiae, 95-96, julho-agosto de 1974, p. 230, com alguns acréscimos extraídos da gravação).

Saudamos o grupo de sacerdotes e de leigos que representam o movimento – são coisas do pós-concílio! – das Comunidades Neocatecumenais, reunidas em Roma e oriundas de muitas dioceses da Itália e de outros países para um encontro sobre o tema da evangelização do mundo contemporâneo, o mesmo que será examinado pela próxima Assembléia do Sínodo dos Bispos.Quanta alegria e quanta esperança nos dais com vossa presença e com vossa atividade!Sabemos que em vossas comunidades vós vos aplicais juntos em compreender e desenvolver as riquezas do vosso Batismo e as conseqüências de vossa pertença a Cristo. Esse empenho vos leva a ter consciência de que a vida cristã outra coisa não é que uma coerência, um dinamismo permanente, oriundos do fato da aceitação de estar com Cristo e de prolongar a Sua presença e a Sua missão no mundo.Esse propósito é para vós um modo consciente e autêntico de viver a vocação cristã, mas se traduz também em testemunho eficaz para os outros - fazeis apostolado só porque sois o que sois – num estímulo à descoberta e à recuperação de valores cristãos verdadeiros, autênticos, efetivos, que poderiam de outra forma permanecer quase que escondidos, adormecidos e como que diluídos na vida ordinária.Não! Vós os pondes em evidência, fazendo-os emergir e dando-lhes um brilho moral verdadeiramente exemplar justamente porque, assim, com esse espírito cristão, viveis essa comunidade neocatecumenal.Viver e promover esse despertar é o que chamais de forma 'pós-batismo', que poderá renovar nas comunidades cristãs de hoje os efeitos de maturidade e de aprofundamento que na Igreja primitiva eram realizados pelo período de preparação ao batismo.Vós transportais essa renovação para 'depois'. O antes e o depois, eu diria, é secundário. O fato é que vós tendes em vista a autenticidade, a plenitude, a coerência, a sinceridade da vida cristã. E este é um grandíssimo mérito, repito, que nos consola enormemente e que nos sugere e nos inspira votos de felicidade e as bênçãos mais copiosas para vós, para todos os que vos assistem e para todos os que vós podeis saudar em nosso nome com vosso cumprimento e com vossa mensagem.Alegramo-nos por saber que sois animadores dessas retomadas de consciência em tantas paróquias. Alegramo-nos de modo particular por saber que em todas as vossas iniciativas estais profundamente atentos à dependência de vossos pastores e à comunhão com todos os irmãos. Por essa sensibilidade eclesial – que é sempre garantia da presença edificadora do Espírito – dirigimos a vós nossa palavra de encorajamento.

PAPA JOÃO PAULO II
VISITA À PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DO SANTÍSSIMO SACRAMENTOS E DOS MÁRTIRES CANADENSES

Roma 02/11/1980

Domingo. 2 de novembro. O Santo Padre foi visitar a paróquia romana de Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento e dos Santos Mártires Canadense sem Villa Massimo. Na igreja, o Papa celebrou a Eucaristia na presença dos cardeais Poletti e Roy, do bispo-auxiliar Oscar Zanera e da comunidade paroquial.
O papa desceu à cripta da igreja paroquial, um ambiente muito sugestivo, principalmente devido a uma grande fonte batismal, cuja bacia se abre sobre o piso, jorrando água de nascente. Do outro lado, a cátedra estava junto a um grande painel com pinturas sacras. Diante da cátedra, uma grande mesa sobre a qual brilhava o círio pascal. Em volta, pelo menos umas quinhentas pessoas: os irmãos das Comunidades Neocatecumenais que há doze anos percorrem seu Caminho na paróquia.
Padre Guglielmo Amadei apresentou ao Santo Padre as onze comunidades que atualmente compõem seu Caminho: a primeira, formada em 1968, e as últimas duas, da última Páscoa. Padre Amadei pôs em destaque também a grande contribuição que os catequistas surgidos dessas comunidades tinham dado ao plano pastoral da paróquia, todo ele centrado na evangelização, bem como a muitas outras paróquias romanas, italianas e de numerosos outros países dos diversos continentes.
Kiko Argüello tomou então da palavra e falou bastante de sua experiência espiritual e do longo itinerário por que passou para chegar à conversão:
“O Senhor deixou que eu fizesse uma experiência de absurdo, de ateísmo, até que Ele teve misericórdia. Humilhou-me até me fazer humilde suficiente para lhe pedir ajuda e, depois, Ele me levou a viver entre os pobres sem que eu soubesse qual era realmente o caminho do Senhor. Fui viver entre os pobres, entre os favelados de Madri, sem saber que Deus tinha um desígnio de que eu mesmo me espanto hoje, que me surpreende e me assusta, pois sei que ele provavelmente não se cumpre sem muitos e muitos sofrimentos".
Kiko falou depois a respeito do grande esforço de síntese teológica e catequética que se viu obrigado a fazer devido à simplicidade do público que o ouvia, incapaz de compreender abstrações. Com a ajuda de Carmen Hernández e na esteira do Concílio, o fermento se transformou num itinerário de fé, num Catecumenato progressivo, por etapas, em total obediência, que se apresenta como apoio às paróquias para a catequese: para levar os adultos, na comunidade cristã, a reviver de modo pleno o Evangelho através da redescoberta do Batismo.

EUCARISTIA DO SANTO PADRE JOAO PAULO II NO MONTE DAS BEM-AVENTURANÇAS COM 100.000 JOVENS DE TODO O MUNDO

Monte das Bem-Aventuranças 24/03/2000

"Irmãos... vede bem quem sois!" (1 Cor 1, 26).

Hoje estas palavras de São Paulo dirigem-se a todos nós que viemos aqui ao Monte das Bem-aventuranças. Encontramo-nos sentados sobre esta colina, como os primeiros discípulos, à escuta de Jesus. No silêncio, ouvimos a sua voz suave e urgente, tão suave como esta mesma terra e tão urgente quanto a chamada a escolher entre a vida e a morte.
Quantas gerações que nos precederam ficaram profundamente sensibilizadas ao ouvirem o Sermão da Montanha! Quantos jovens ao longo dos séculos se reuniram à volta de Jesus para aprenderem as palavras da vida eterna, precisamente como hoje vos encontrais congregados aqui! Quantos jovens corações foram inspirados pelo poder da sua personalidade e pela premente verdade da sua mensagem! É maravilhoso que vos encontreis aqui!
Agradeço-lhe, Arcebispo D. Pierre Mouallem, a sua amável hospitalidade. Peço-lhe a gentileza de transmitir a minha sincera saudação à inteira comunidade greco-melquita à qual Vossa Excelência preside. Faço extensivos os meus votos fraternos aos numerosos Cardeais, ao Patriarca Sabbah, aos Bispos e Sacerdotes aqui reunidos. Saúdo os membros das comunidades Latina, Maronita, Síria, Arménia e Caldeia, assim como todos os nossos irmãos e irmãs das outras Igrejas cristãs e Comunidades eclesiais. Dirijo uma especial palavra de agradecimento aos nossos amigos muçulmanos que se encontram aqui, e aos membros da fé hebraica.
Este grandioso encontro é como que um ensaio para o Dia Mundial da Juventude, que se há-de realizar em Roma no próximo mês de Agosto! O jovem que tomou a palavra prometeu que tereis outra montanha, o Monte Sinai.

DO PAPA BENTO XVI ÀS COMUNIDADES NEOCATECUMENAIS SOBRE O ENVIO DE 200 FAMÍLIAS PARA A MISSÃOS “AD GENTES”

Aula Paulo VI (Cidade do Vaticano) 01/12/2006


Queridos irmãos e irmãs!
Obrigado de coração pela vossa visita, que me oferece a oportunidade de enviar uma saudação especial também aos outros membros do Caminho Neocatecumenal disseminado em tantas partes do mundo. Volto o meu olhar a cada um dos presentes, a começar pelos respeitáveis Cardeais, Bispos e Sacerdotes. Saúdo os responsáveis pelo Caminho Neocatecumenal: o Senhor Kiko Argüello, ao qual agradeço às palavras que me dirigiu em vosso nome; a Senhora Carmen Hernández e o Padre Mario Pezzi. Saúdo os seminaristas, os jovens e especialmente as famílias que se dispõe a receber um especial “envio” missionário para ir a várias nações, sobretudo à América Latina.
É uma tarefa, essa, que se coloca no contexto da nova evangelização, na qual a família possui um papel tanto mais importante. Vós haveis pedido que fosse o Sucessor de Pedro a fazer esse envio, como o fez meu venerável Predecessor João Paulo II em 12 de dezembro de 1994, porque a vossa ação apostólica subentende colocar-se no coração da Igreja, em total sintonia com as suas diretrizes e em comunhão com a igreja particular na qual estais a trabalhar, valorizando plenamente a riqueza dos carismas que o Senhor suscitou por meio dos iniciadores do Caminho. Queridas famílias, o crucifixo que receberão será vosso companheiro inseparável de caminho, enquanto proclamareis com a vossa ação missionária que somente em Jesus Cristo, morto e ressuscitado, está a salvação. Dele sereis testemunhas expressivas e alegres, percorrendo com simplicidade e pobreza as estradas de cada continente, sustentados pela oração incessante e pela escuta das palavras de Deus, nutridos pela participação na vida litúrgica da igreja particular à qual sois enviados.
Fonte: site oficial do Caminho no Brasil.

2 comentários:

  1. Bom! só uma dica os textos estão grandes demais, o leitor acabará perdendo o interesse de ler. Textos para Blogs e internet teem que ser curtos e breves.

    ResponderExcluir

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF