Translate

sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Igreja celebra a Epifania do Senhor neste domingo

Epifania | Vatican News
Os magos não apenas visitaram Jesus, mas O reconheceram como Rei dos Judeus, adoraram-No e revelaram a existência Dele ao mundo, gesto que simboliza o reconhecimento do mundo pagão desta Verdade absoluta.
Por essa razão, essa festividade também é conhecida como Epifania do Senhor. A palavra “epifania” é de origem grega e atribuída a esta solenidade significa “revelação”, “manifestação”.
Na Igreja, a Solenidade da Epifania do Senhor será comemorada neste domingo, 08/01, de acordo com Código de Direito Canônico (Can. 1246 §2), que permite que sejam transferidas para o domingo algumas festas de preceitos.

Neste domingo, celebremos a divindade de Jesus Cristo, que nos foi dado por Deus como prova de amor e para a nossa salvação. Reconheçamos Jesus como nosso Salvador e libertador. Abracemos essa verdade com todas as forças e renunciemos a todos os pecados e males. E por fim, peçamos, com fé, a Deus para que nos dê a graça de, assim como os magos, sermos sempre guiados pela Luz Celeste e pelos caminhos trilhados por Ele.
Os três Magos
Pouco se sabe sobre os magos que visitaram Jesus logo após o nascimento. Quantos eram, quem eram, como viviam, onde viviam e se eram reis mesmos, são incógnitas.
O único livro bíblico que narra sobre os magos é o livro do Evangelista Mateus. Segundo São Mateus, os magos eram homens vindos de regiões diferentes do Oriente, que viram uma estrela alta e brilhante no céu e reconheceram o sinal como sendo o nascimento do Rei dos Judeus. Guiados por essa estrela, saíram em busca do Menino Rei para adorá-lo.
Ao chegar a Jerusalém, os magos foram diretamente falar com o rei Herodes, para questioná-lo sobre o nascimento do Rei. Herodes ficou perplexo, disse que não sabia de nada e pediu que os magos fossem em busca do menino e, caso O encontrassem, que o avisassem imediatamente, pois também queria adorá-lo.
Os magos então partiram para Belém da Judéia, onde, segundo as profecias, nasceria o Cristo. Seguindo a estrela, os magos encontraram o menino Jesus, nos braços de sua Mãe, Maria, em uma casa pequena e simples, recém-alugada por José.
Diante de Jesus, os magos se prostraram e O adoraram, e em seguida, entregaram os presentes que trouxeram consigo. Segundo São Beda, venerável doutor da Igreja, Melquior deu ao Menino Jesus ouro, que significa o reconhecimento da realeza; Gaspar ofereceu-Lhe incenso, que é o reconhecimento da divindade; e Baltasar ofereceu mirra, que é o reconhecimento da humanidade e o símbolo de sofrimento, pois era usada para embalsamar corpos, e também simboliza o Cordeiro a ser imolado para tirar o pecado do mundo.
Ao fim da visita, sendo advertidos pelo anjo do Senhor em sonho sobre Herodes, os magos voltaram para suas casas por outro caminho. Após a partida, o anjo do Senhor apareceu também a José, em sonho, e ordenou que ele fugisse com Jesus e Maria para o Egito.
Quando Herodes percebeu que os magos não voltariam para lhe reencontrar e passar informações, ele se sentiu enganado e mandou matar a todas as crianças menores de 2 anos.

Jesus e seus pais só voltaram à Jerusalém após a morte de Herodes. Por medo, não quiseram se arriscar, instalando-se em Belém, uma vez que o rei era filho de Herodes. Então, optaram por viver em uma cidadezinha chamada de Nazaré.
Por Gislene Ribeiro
Arquidiocese de Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF