Translate

segunda-feira, 21 de maio de 2018

Festa oficial de Corpus Christi será celebrada na Esplanada

O Santuário Santíssimo Sacramento convida toda comunidade para participar do Tríduo de Oração, que terá início  no dia 28 de maio, a partir das 19h30, em preparação à festividade do Corpo e Sangue de Cristo, celebrada na quinta-feira, 31/05, na Esplanada dos Ministérios.

Cada dia de oração será dedicado a uma intenção. No primeiro dia, a celebração será presidida por dom Valdir Mamede, bispo auxiliar da Arquidiocese de Brasília. Na terça-feira, 29/06, a celebração será presidida pelo bispo dom José Raimundo Damasceno, bispo Emérito de Aparecida. Já na quarta-feira, 30/05, a celebração será presidida por dom Marcony Vinícius Ferreira, bispo auxiliar de Brasília.
Na quinta-feira, dia 31,  a Solenidade será presidida, às 09h, pelo cardeal  Sérgio da Rocha, arcebispo de Brasília e presidente da CNBB.  Na parte da tarde, todos são convidados a participarem da Solenidade presidida pelo arcebispo dom Sérgio da Rocha, na Esplanada dos Ministérios, às 17h.
Encerrando a semana de festividade no Santuário, na sexta e sábado, 01 e 02/06, acontece o Arraia do Santíssimo, com comidas típicas, bandas e apresentação de quadrilha. A entrada custa R$2,00.De Adorações Permanentes a Adorações Perpétuas
Entre os anos de 1996 e 2000, a Paróquia Dom Bosco, Asa Sul, era sede das Adorações Permanentes, caracterizadas por serem realizadas durante um período do dia.
 A partir de 2005, no Ano da Eucaristia, Dom João Braz de Aviz, Arcebispo Emérito de Brasília, instituiu as Adorações Perpétuas, que são realizadas durante 24h, sendo interrompidas apenas para a celebração da Santa Missa. Desde então, o Santuário Santíssimo Sacramento passou ser a sede das venerações ao Santíssimo Sacramento.
 De acordo com a secretaria paroquial, cerca de 200 pessoas participam por dia dos momentos de oração oferecidos pelo Santuário.

Atendimento da Secretaria do Santuário
A secretaria do Santuário funciona de segunda a sábado nos seguintes horários:
Segunda a sexta: 08h- 18h
Sábado: 08h-12h

Corpus Christi na Esplanada dos Ministérios
A Igreja celebra no próximo dia 31, a Festa de Corpus Christi, a solene instituição do Santíssimo Sacramento da Eucaristia.

Na Arquidiocese de Brasília, haverá grande festa durante todo o dia para celebrar essa solenidade que é comemorada há 40 anos na Esplanada dos Ministérios da Capital Federal. As atividades terão início com a confecção do tapete, às 06h, seguida da Corrida de Corpus Christi, com largada às 07h. Na parte da tarde haverá momentos de oração e de descontração, com apresentações artísticas, a partir das 15h.
 
O auge do festejo acontece com a Santa Missa às 17h, que será presidida pelo arcebispo dom Sergio da Rocha, e concelebrada pelos bispos auxiliares e por todo o clero de Brasília.

Ao final da celebração, pouco antes da benção final, acontece a tradicional procissão ao longo do primeiro quadrilátero da Esplanada, com a concessão de bençãos aos doentes, aos governantes e às famílias.

Não perca! Sua presença é indispensável!

Por Gislene Ribeiro

Arquidiocese de Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF