Translate

quinta-feira, 31 de maio de 2018

Corpus Christi 40 anos: Celebração na Esplanada traz novidades para 2018

Está chegando umas das maiores expressões de fé de nossa Arquidiocese. É a festa de Corpus Christi que tradicionalmente acontece na Esplanada dos Ministérios com a presença de milhares de fiéis.

A festa que acontece no dia 31 de maio, este ano será ainda mais especial por comemorar também os 40 anos da realização da festividade na Esplanada.   A programação terá início a partir das 6h quando cerca de 500 jovens se reúnem para a montagem do tapete, onde mais tarde será usado como “passarela” para a passagem do Corpo e Sangue de Cristo juntamente com todo o clero de Brasília.
Ainda pela manhã acontece, pelo terceiro ano consecutivo, a Corrida de Corpus Christi que também traz a modalidade de Patins inline com percursos de, 10 km e 21 km, além de três opções de corrida para, 5 km e 10 km.
Novidades
Uma das novidades pensadas para a festa deste ano será a montagem de uma capela com a exposição do Santíssimo durante toda a manhã. Assim, aqueles que estiverem na Esplanada para a montagem do tapete ou apenas prestigiando a preparação do evento terão a oportunidade de realizar a adoração a Jesus Sacramentado, sem necessidade de sair do local onde ocorrerá a festa.
Outra atividade, que apesar de não ser novidade é desconhecida por muitos, é sobre a montagem do tapete. De alguns anos pra cá a coordenação responsável pela confecção do tapete deixa um quadrante em branco para os visitantes.
A proposta é que as pessoas que foram somente para prestigiar a montagem ou para participar da corrida também possam colocar a mão na massa, e assim, fazer parte efetivamente da festa. Para participar não é necessário ter experiência ou saber desenhar. Basta querer participar. Uma equipe dará as orientações necessárias para a montagem dos desenhos e os materiais serão oferecidos na hora.
Parte da tarde
A programação retorna na parte da tarde, a partir das 15h com diversas apresentações artísticas e momentos de oração e preparação para a Santa Missa, que terá início ás 17h00.
Também na parte da tarde haverá atendimento de confissão para os fiéis.
A procissão será realizada ao final da celebração e irá percorrer o primeiro quadrilátero da Esplanada, em frente a Catedral Metropolitana. Na ocasião serão concedidas três bênçãos. A primeira para os doentes, a segunda pelos governantes e a terceira pelas famílias. Este é considerado pela maioria dos fiéis um dos pontos mais bonitos da festa.
Trânsito e infra-estrutura
O Trânsito no local será modificado durante todo o dia. Pela manhã e até a hora da procissão, três faixas da Via S1 e N1 ficarão interditadas para a circulação de veículos. Na hora da procissão, todas as faixas das Vias S1 e N1 ficarão fechadas para a passagem do cortejo. A alternativa será utilizar as vias anexas aos Ministérios.
Toda a infra-estrutura também está sendo pensada para garantir a segurança de todos que virão para a Festa. No local haverá tenda de saúde, água potável, banheiros químicos e a presença do Detran, Bombeiro Civil e particular, Polícia Civil e Polícia Milita.
Durante todo o dia também haverá a venda de alimentos nos barracões que serão montados no local.
Traga a sua vela e venha participar desta grande festa de nossa Arquidiocese.

Por Kamila Aleixo
Arquidiocese de Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF