Translate

domingo, 27 de maio de 2018

Santíssima Trindade: Estarei sempre convosco!

                  + Sergio da Rocha
          Cardeal Arcebispo de Brasília
O mistério da Santíssima Trindade, hoje celebrado, encontra-se revelado na Sagrada Escritura. O texto do Evangelho sobre o envio dos discípulos em missão apresenta a fórmula trinitária usada no Batismo (Mt 28,19). A fé trinitária, recebida no Batismo, se expressa continuamente através da oração, como o Creio e o sinal da cruz. Ao fazer o sinal da cruz, expressamos a nossa fé no Deus Trindade, a ele confiando a nossa vida.
Somos convidados a crescer na fé diante do mistério de um só Deus que se revela em três pessoas distintas: Pai, Filho e Espírito, repetindo, hoje, a atitude de adoração dos discípulos perante Jesus Ressuscitado. Os discípulos “prostraram-se diante dele” (Mt 28,17) em sinal de reconhecimento de que Ele é o Senhor da vida e da história. Contudo, a referência às dúvidas sentidas por alguns mostra a necessidade de crescimento e fortalecimento da fé. Ela deve ser alimentada pelo encontro com o Deus vivo que se manifesta na história, como nos mostra o livro do Deuteronômio, na primeira leitura.  A palavra “mistério” não significa algo obscuro ou distante, pois Deus é amor.  A Santíssima Trindade expressa o mistério infinito do amor de Deus por nós. O Deus Trino é o Deus-conosco!
A fé deve ser testemunhada e transmitida através do anúncio do Evangelho. O fato narrado por Mateus se passa na Galileia, região marcada pela presença de gente proveniente de diferentes povos em meio aos judeus, o que levava muitos a desprezar a Galileia e a considerar que de lá não podia sair nada de bom. Contudo, foi ali que Jesus passou a maior parte de sua vida, começou a anunciar o Evangelho e a chamar os discípulos. Nesse contexto, torna-se ainda mais relevante o envio dos apóstolos para evangelizar “todos os povos”, batizando-os em nome da Santíssima Trindade. Todos são amados por Deus. Os pagãos são chamados à vida nova dos batizados em nome da Trindade Santa.
Jesus promete estar sempre com os discípulos enviados em missão. “Ele está no meio de nós”, conforme respondemos diversas vezes na celebração eucarística. Tal resposta expressa uma verdadeira proclamação de fé da Igreja reunida em oração. Nós cremos que Jesus Ressuscitado está no meio de nós! A Eucaristia é o sacramento da presença de Cristo vivo entre nós.
Na próxima quinta feira, 31 de maio, celebraremos a solenidade de Corpus Christi, manifestação pública da fé na presença de Jesus no Santíssimo Sacramento e de comunhão eclesial. Participe da missa e da procissão de Corpus Christi, às 17 h, na Esplanada dos Ministérios. As paróquias, comunidades, movimentos e pastorais, procurem organizar o transporte dos seus membros para a celebração arquidiocesana de Corpus Christi, a fim de favorecer a participação de todos.

Arquidiocese de Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF