Translate

domingo, 10 de junho de 2018

10º Domingo do Tempo Comum: Em Deus encontra-se o perdão!

+ Sergio da Rocha
Cardeal Arcebispo de Brasília
As leituras da missa de hoje mostram a realidade do pecado causado pela desobediência do homem e da mulher à Palavra do Criador, segundo o livro do Gênesis (Gn 3,9-15), assim como, a luta entre o “homem exterior” e o “o homem interior”, conforme Paulo (2Cor 4,16). O Evangelho (Mc 3,20-35) nos apresenta as dificuldades enfrentadas por Jesus para anunciar o Evangelho, em sua cidade, até mesmo entre os seus parentes.
Entretanto, a Palavra de Deus vem proclamar a vitória sobre o pecado por meio de Jesus Cristo. Ela já se encontra prefigurada na passagem do Gênesis que se refere à cabeça da serpente esmagada (Gn 3,15). É anunciada por Paulo, ao proclamar a ressurreição de Jesus e motivar a Comunidade de Corinto a não desanimar jamais. “Por isso, não desanimamos!”, afirma o Apóstolo (2Cor 4,16). Por fim, Marcos nos mostra o poder de Jesus de libertar o homem, perdoando os pecados, razão de ser de nossa força e esperança no combate espiritual.  O tema principal é a misericórdia de Deus que nos perdoa sempre e não o pecado ou o pecador que não crê nem busca o perdão e, por isso, não é perdoado. Em primeiro lugar, está a afirmação de Jesus ressaltando a misericórdia divina: “tudo será perdoado aos homens”. A questão do pecado contra o Espírito Santo põe em relevo a recusa do pecador em admitir a ação do Espírito de Deus nas ações de Jesus, atribuindo-as ao demônio, e por isso, a recusa do próprio perdão. O Catecismo da Igreja Católica afirma que “a misericórdia de Deus não tem limites, mas quem se recusa deliberadamente a acolher a misericórdia de Deus rejeita o perdão de seus pecados” e a ação santificadora do Espírito Santo (n. 1864).
Em resposta à Palavra proclamada, somos convidados a crer em Jesus e nele confiar, fazendo sempre a “vontade de Deus” (Mc 3,35). Somos chamados a imitar Jesus, na sua fidelidade ao Pai até a morte de cruz. Na raiz do pecado, do pecado de Adão e Eva, do pecado de cada um de nós, está a desobediência à Palavra de Deus, trazendo sempre consequências desastrosas. Há tantos e tão graves males no mundo que resultam de nossas escolhas erradas, do egoísmo, do orgulho e do fechamento à vontade de Deus. Porém, em Cristo, temos a graça do perdão e da reconciliação, a oportunidade de um coração novo e de uma vida nova. Que o cumprimento fiel da Palavra de Deus, na vida cotidiana, nos permita dizer com o salmista, a cada dia: “no Senhor ponho a minha esperança, espero em sua Palavra. A minha alma espera no Senhor mais que o vigia pela aurora. Nele, se encontra o perdão!” (Sl 129).
O Povo de Deus/Arquidiocese de Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF