Translate

domingo, 3 de junho de 2018

9º Domingo do Tempo Comum: Jesus é o Senhor!

+ Sergio da Rocha
Cardeal Arcebispo de Brasília
Tendo sido concluído o Tempo Pascal e celebrada a solenidade da Santíssima Trindade, retomamos a leitura do Evangelho segundo Marcos, proposto pela Igreja para os Domingos do Tempo Comum deste Ano Litúrgico.

Para o povo de Israel, o sábado recordava a libertação da escravidão do Egito e a passagem para uma nova terra e uma vida nova. Contudo, uma interpretação legalista fez prevalecer observâncias rituais e outros preceitos, deixando em segundo plano as exigências maiores da Palavra de Deus, como a caridade com os enfermos e sofredores.  Jesus vem resgatar o sentido genuíno do dia do Senhor realizando, no sábado, gestos de misericórdia, como a cura do homem de mão atrofiada narrada por Marcos. Jesus declara que “o sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado”, colocando em primeiro lugar a pessoa humana, sua vida e dignidade.

As comunidades cristãs passaram a celebrar o dia do Senhor no domingo, dia da ressurreição de Jesus. Contudo, também hoje há o perigo de perder ou desvirtuar o sentido do domingo, dia do Senhor. Por isso, é importante refletir a respeito do sentido que temos dado ao domingo e o modo como temos vivido o Dia do Senhor. É preciso resgatar o sentido genuinamente cristão do domingo que inclui a participação na celebração eucarística, a missa dominical, assim como o amor ao próximo, dentre outras atitudes. O dia do descanso, o repouso dominical, não deve ser concebido de modo consumista. O domingo deve ser uma ocasião privilegiada para participação na comunidade, para a convivência em família e para a caridade voltada para os irmãos que mais sofrem.  Deve ser o dia da família e o dia da comunidade. O fato de tantas familías estarem fragilizadas não deve ser desculpa para não se aproveitar as ocasiões e criar momentos de convivência fraterna e de oração conjunta. O domingo não pode ser tempo para instalar-se comodamente no “Egito”, mas ocasião de passagem para uma vida nova, onde continuam a ter sentido a convivência em família, a amizade, o estar juntos com os irmãos, o serviço à comunidade e a caridade com os pobres e enfermos.  É dia para santificação e não para o pecado; dia para restaurar relacionamentos baseados no amor fraterno, na misericórdia e no diálogo; dia de louvor a Deus na Eucaristia e na vida.

Para tanto, necessitamos reconhecer Jesus como Senhor: Senhor do sábado, do trabalho e do descanso,  Senhor da vida e da família, Senhor nas alegrias e dores.

O Povo de Deus/Arquidiocese de Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF