Translate

domingo, 16 de dezembro de 2018

III Domingo do Advento: Que devemos fazer?

+ Sergio da Rocha
Cardeal Arcebispo de Brasília
A Liturgia da Palavra deste domingo continua a por em relevo a figura de João Batista, destacando o seu convite à conversão dirigido a todos que o procuravam. “Que devemos fazer?”, perguntavam as pessoas a João (Lc 3,10). A narrativa de S. Lucas ressalta que o chamado à conversão, feito por João Batista, com humildade e coragem, se dirige a todos, de forma bastante concreta. São destacas as exigências da partilha, da simplicidade, da honestidade e da verdade. Não basta a intenção geral de converter-se; são necessárias atitudes concretas que expressem a conversão sincera. “Que devemos fazer” é a pergunta que também nós fazemos, neste Advento, procurando dar passos concretos de conversão e vida nova.
A conversão vivida por aqueles que estão se preparando para acolher o Senhor que vem deve ser acompanhada da alegria. É com alegria que nós esperamos a visita de uma pessoa querida e preparamos a casa para recebê-la. É com alegria ainda maior que nós aguardamos a vinda do Salvador, preparando bem a nossa casa para a sua chegada, isto é, convertendo-nos.  As leituras deste Domingo nos convidam a vivenciar a alegria que acompanha a espera do Senhor.
O profeta Sofonias anuncia ao povo de Israel: “Canta de alegria! Rejubila-te! Alegra-te e exulta de todo o coração!” (Sf 3,14), completando, a seguir: “não temas, não te deixes levar pelo desânimo!” (Sf 3,16). O profeta explica a razão de ser desta alegria: “o Senhor, teu Deus está no meio de ti, o valente guerreiro que te salva”. A presença de Deus no coração e na vida é sempre motivo de alegria e de paz.
São Paulo, escrevendo aos Filipenses, também convida à alegria. “Alegrai-vos sempre no Senhor; eu repito, alegrai-vos” (Fl 4,4-7), pois “o Senhor está próximo”. Tal alegria deve ser acompanhada da confiança em Deus e da bondade para com todos. Afirma o Apóstolo: “que a vossa bondade seja conhecida de todos!”; “não vos inquieteis com coisa alguma, mas apresentai as vossas necessidades a Deus”, através de súplicas e ação de graças. Neste Advento, temos a oportunidade de fazer a experiência da alegria que brota da oração confiante em Deus e da bondade para com as pessoas.
Em todo o Brasil, neste domingo, realiza-se a coleta nacional da Campanha para a Evangelização, destinada a promoção e a sustentação da ação evangelizadora da Igreja. Todos nós somos responsáveis pela evangelização! Por isso, além da oração e da participação nas iniciativas pastorais da Igreja, somos convidados a oferecer também a nossa colaboração representada por essa coleta especial.
Arquidiocese de Brasília / O Povo de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF