Translate

domingo, 23 de dezembro de 2018

O Natal não se resume a um só dia, lembra o Bispo de Palmares

Dom Henrique Soares da Costa

Redação (Quarta-feira, 19-12-2018, Gaudium Press) Em publicação feita em seu site Dom Henrique Soares da Costa, Bispo de Palmares, em Pernambuco, recorda que o Natal não se resume a um dia nem celebra simplesmente o Nascimento de Jesus.
Dom Henrique recorda que, "na verdade, o Natal é um tempo litúrgico, formado por cinco festas que celebram no rito da Santa Liturgia o mistério da Manifestação do Filho de Deus em nossa natureza humana."
"O Natal é o Tempo no qual a Igreja, na sua Celebração eucarística, ao celebrar os santos Mistérios, entre em comunhão real e verdadeira com o Mistério da Manifestação, da Vinda, do nosso Salvador e Deus bendito na nossa natureza humana!" - reafirma o Bispo, explicando ainda que "o Filho eterno do Pai manifestou-Se na nossa pobre humanidade para enriquecê-la com a Sua divindade; Ele veio para nos dar a graça da comunhão, da amizade com Ele - é isso a salvação!
As cinco Festas que se aproximam
Na verdade, o Tempo do Natal é formado por Cinco festas. E é por isso que o Bispo de Palmares pode afirmar que "o Natal não se resume a um dia" e passa a enumerar e explicar resumidamente estas Festas.
Solenidades do Natal do Senhor
Em primeiro lugar Dom Henrique explica o que vem a ser a Solenidade do Natal do Senhor, no dia 25 de dezembro:
"Na pobreza da gruta de Belém contemplaremos como frágil criança Aquele que é o Forte e eterno Deus: 'Porque um Menino nos nasceu, um filho nos foi dado, Ele recebeu o poder sobre os Seus ombros e Lhe foi dado este Nome: Conselheiro-maravilhoso, Deus-forte, Pai-eterno, Príncipe-da-Paz' (Is 9,5)."
"Neste Dia santíssimo (que é celebrado durante oito dias) a Igreja dobra os joelhos diante do Salvador, juntamente com Maria, José e os pastores; a Igreja canta o "Glória a Deus nas alturas" juntamente com os anjos, a Igreja ilumina-se de alegria como o céu da noite santa de Belém.
Sagrada Família
O Prelado continua para desta vez recordar que "no Domingo entre os dias 25 e 1º de janeiro a Igreja celebra a Festa da Sagrada Família."
Ele explica que "O Filho de Deus assumiu em tudo a nossa condição humana: entrou numa família, na vida miudinha de cada dia; Ele veio verdadeiramente viver a nossa aventura. Assim, santificou as famílias de modo especial: "Desceu com eles para Nazaré e era-lhes submisso" (Lc 2,51).
Santa Maria Mãe de Deus
A terceira Festa que o Bispo recorda em seu site que faz parte do Tempo de Natal é a Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus, no dia 1º de janeiro, Oitava do Natal.
Para explicar que o dia Primeiro de Janeiro é uma das grandes festas marianas dentro do Tempo de Natal, Dom Henrique recorda São Lucas: "(Os pastores) foram, então, às pressas, e encontraram Maria, José e o Recém-nascido deitado na manjedoura" (Lc 2,16)".
Nesta Solenidade , explica o Prelado. "A Igreja contempla o Menino que nasceu em Belém e Nele reconhece o Deus eterno e perfeito, reclinado no colo de Maria. Por isso chama-a Mãe de Deus, quer dizer, Mãe do Filho de Deus feito homem! Dando este título à Virgem a Igreja, desde suas origens, professa sua fé na divindade de Jesus.
Solenidade da Epifania do Senhor
A Solenidade da Epifania do Senhor, no Domingo entre 2 e 8 de janeiro, a quarta Festa dentro do Tempo do Natal é a festa denominada como Festa de Reis.
"Mas, -sublinha o Bispo- é bem mais que isso: a palavra "epifania" significa "manifestação". Os magos, vindos dos povos pagãos, representam toda a humanidade que vem adorar o Salvador e reconhecê-Lo como a luz para iluminar as nações. Deus manifesta a Sua salvação a todos os povos: "O Senhor fez conhecer Sua salvação, revelou Sua justiça aos olhos das nações. Os confins da terra contemplaram a Salvação do nosso Deus" (Sl 97,2.3).
Batismo do Senhor
A Festa do Batismo do Senhor acontece no Domingo após a Epifania.
Dom Henrique lembra "com ela Com ela termina o tempo do Natal. O Pai apresenta o Seu Filho: "Este é o Meu Filho amado, em Quem Eu Me comprazo!" (Mt 3,17)".
"Com esta Festa encerra-se o ciclo de festas da Manifestação do Senhor", explica o Prelado, destacando que "a Igreja, mais uma vez, renova sua certeza e vive essa graça, experimenta-a e anuncia ao mundo:
"O Verbo Se fez carne e habitou entre nós e nós vimos a Sua glória!" (Jo 1,14).
O Bispo de Palmares encerra suas palavras fazendo um apelo a todos:
"Que vivamos bem este tempo do Natal, tão rico e santo!"
(JSG)
Dom Henrique Soares da Costa, Bispo de Palmares/PE

Gaudium Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF