Translate

domingo, 23 de dezembro de 2018

IV Domingo do Advento: Com Maria, esperamos o Natal!

+ Sergio da Rocha
Cardeal Arcebispo de Brasília
Na proximidade do Natal de Jesus, a Liturgia da Palavra nos apresenta a figura de Maria de Nazaré, mãe do Messias anunciado pelos profetas. Com ela, aprendemos a viver este tempo do Advento. Enquanto aguardava o nascimento de Jesus, ela foi visitar Isabel, que também estava grávida, necessitada de sua ajuda fraterna (Lc 1,39-45). O fato de dirigir-se, “apressadamente”, à casa de Isabel, demonstra a urgência da situação e a prontidão de Maria em estar com Isabel. Aquela que, pouco antes, na Anunciação, se apresentou como a “serva do Senhor”, logo depois, na Visitação, se faz a serva de Isabel, ensinando-nos a servir a Deus através dos irmãos que mais necessitam de nós. Maria permaneceu com Isabel durante três meses, numa atitude de extraordinária generosidade. Conforme o exemplo de Nossa Senhora, também nós devemos aguardar a solenidade do nascimento de Jesus através da caridade para com todos, principalmente para com os mais necessitados de amor, oração, serviço e solidariedade. Quando agimos deste modo, nos tornamos portadores da alegria que vem da presença de Jesus, como ocorreu na visita de Maria a Isabel.
A atitude de Isabel também nos ensina a bem viver o Advento do Senhor. Ela acolhe Maria, que traz a presença de Jesus, com louvor, humildade e alegria. Com Isabel, nós também queremos louvar a Mãe do Salvador e ao seu filho Jesus, exclamando como tantas vezes fazemos ao rezar a Ave-Maria: “bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!”. Às vésperas do Natal, procuremos imitar Isabel, repetindo, com fervor, as palavras que ela dirigiu a Maria e a Jesus.
A profecia de Miquéias se cumprirá no nascimento do Messias, na pequenina Belém. Segundo o Profeta, a paz caracteriza o Messias esperado e o seu reinado: “os homens viverão em paz e ele mesmo será a Paz” (Mq 5,3-4). Seja o Natal, tempo de paz em nossas famílias e em nosso país.
Estamos às vésperas do Natal. É importante refletir sobre como vai a nossa preparação para o Natal de Jesus. Sem a preparação cristã, não se celebra o Natal de modo cristão, isto é, o nascimento de Jesus. A preocupação com festas ou presentes não pode ofuscar ou substituir o sentido genuíno do Natal do Senhor. Para que o Natal seja feliz, como sempre desejamos, participe e convide a sua família e amigos para participarem da missa de Natal. Ao mesmo tempo, procure viver fraternalmente com todos, promovendo a reconciliação, o perdão e a paz. Tenha um feliz Natal, com as bênçãos do Menino Deus!
Arquidiocese de Brasília / O Povo de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF