Translate

domingo, 20 de janeiro de 2019

II Domingo do Tempo Comum: Seus discípulos creram Nele

+ Sergio da Rocha
Cardeal Arcebispo de Brasília
Terminado o tempo do Natal, com a festa do Batismo do Senhor, celebrada no domingo passado, iniciou-se a primeira semana do Tempo Comum. Por isso, celebramos, hoje, o segundo Domingo do Tempo Comum. Tempo litúrgico mais longo do ano, caracterizado pela cor verde, o “Tempo Comum” contempla o conjunto da vida e dos ensinamentos de Jesus, ao invés de um aspecto específico, como ocorre em outros tempos litúrgicos.
O Evangelho nos convida a refazer a experiência dos discípulos, ocorrida em Caná da Galileia, que “creram nele”, reconhecendo o “sinal” da chegada do Reino. Para tanto, o papel de Maria foi de especial importância. “Fazei o que Ele vos disser” (Jo 2,5), afirma ela aos que estavam servindo na festa de casamento. Num momento difícil, vivido pela família que realizava a festa, Maria mostra-se mãe amorosa e intercessora diante de Jesus. Ao mesmo tempo, pede aos que estavam servindo para por em prática a palavra de seu filho. Deste modo, realiza-se o primeiro “milagre”, isto é, o primeiro “sinal” de Jesus, o início dos sinais da chegada do Reino, da manifestação de sua glória, conforme o Evangelho segundo João.
Hoje, há muitas situações a serem transformadas na vida das pessoas, das famílias e da sociedade. Podemos dizer que, muitas vezes, falta-nos o “vinho” da alegria e da vida nova em Cristo. Há, certamente, muita água a ser transformada em vinho. Para que isso ocorra, necessitamos, acima de tudo, de Jesus Cristo. A ele, através de Nossa Senhora, apresentamos as nossas necessidades. Contudo, devemos também fazer a nossa parte. Jesus realiza “sinais” do Reino, verdadeiros milagres, contando conosco. É ele quem realiza; cabe a nós, crer nele e cumprir a sua palavra. Por isso, é a nós que Maria está dizendo: “Fazei o que Ele vos disser”. Ela nos ensina a confiar, a ter esperança e a agir. Seja o nosso programa de vida, ao longo deste novo tempo litúrgico e durante todo este novo ano, fazer o que Jesus diz, nele crendo e esperando, como verdadeiros discípulos.  O relato das bodas de Caná conclui-se com a constatação de que “seus discípulos creram nele” (Jo 2,11). Nós somos também chamados a crer em Jesus, discernindo os “sinais” de Deus e do seu Reino entre nós, especialmente através da oração e da meditação.
“Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc1,38), é tema da Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá no Panamá, nos próximos dias 22 a 27, com a presença do Papa Francisco. Aquela que nos ensinou a cumprir a Palavra deu-nos o exemplo, como discípula fiel. Com Maria, rezemos pela Jornada Mundial da Juventude!
Arquidiocese de Brasília / O Povo de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF