Translate

sexta-feira, 7 de junho de 2024

TEOLOGOA: Lendo o Vaticano II na continuidade da Tradição

Bonifácio Honings, Iter fidei et rationis. Theologica-Moralia-Iura, Lateran University Press, Roma 2004, 3 vols | 30Giorni

Arquivo 30Dias – 06/2007

Lendo o Vaticano II na continuidade da Tradição

O presidente emérito da Pastoral dos Agentes de Saúde revisa a Miscelânea de ensaios sobre teologia dogmática, moral e jurídica do Padre Bonifácio Honings.

do Cardeal Fiorenzo Angelini

As mais de duas mil páginas dos três volumes que, na forma de Miscellanea , reúnem ensaios sobre teologia dogmática ( Theologica ), teologia moral ( Moralia ) e doutrina jurídica ( Iura ) publicados durante um período de cinquenta anos pelo estudioso e religioso O Carmelita Descalço, Professor Bonifácio Honings, antes de ser uma mina de ciência, são um testemunho de como é possível – e no caso do meu querido amigo foi – transformar a cátedra de uma faculdade teológica numa eficaz escola de vida. Isto explica porque o Padre Honings, tão solicitado tanto pela sua própria ordem religiosa como pela Cúria Romana, combinou os seus compromissos académicos com os mais propriamente eclesiais, ocupando cargos importantes tanto nos mais altos órgãos de governo da ordem dos Carmelitas Descalços como em numerosos dicastérios. pontifício. De fato, no Padre Honings, ao lado do professor, sempre existiu um amante do conhecimento entendido como descoberta do sentido da vida e do destino do homem e, portanto, do conhecimento que pode ser transformado em norma de ação. Deste ponto de vista, é muito interessante a abordagem interdisciplinar do Padre Honings aos temas fundamentais abordados nos ensaios reunidos nesta Miscelânea . Na verdade, ele tem o mérito e o mérito de identificar, mesmo no mais abstrato dos argumentos teológicos, o fio moral; o mesmo em artigos dedicados a temas jurídicos. Esta abordagem foi certamente influenciada pelo facto de o ensino predominante do Padre Honings ser o da teologia moral especial, embora eu continue convencido de que a espiritualidade dos grandes reformadores do Carmelo, Teresa de Jesus e João da Cruz, de quem o Padre Honings confirma ele mesmo, em cada página de seus escritos, como um filho fiel. Apresentando a Miscelânea de ensaios, o Cardeal Dionigi Tettamanzi fala com razão do "caráter clarividente e um tanto profético" de muitos dos artigos do Padre Honings, sublinhando a sua solidez, originalidade, coragem, "de fato, audácia" e "rigorosa fidelidade" ao ensino do magistério eclesiástico. O arcebispo de Milão acrescenta: «Intimamente ligados ao estudo, queremos recordar aqui a mente e o coração do professor de Latrão: uma mente e um coração ricos de verdadeira paixão apostólica, que se exprimiu na oferta de muitos estudantes à Igreja na posse de as condições teológicas e culturais para se tornarem, por sua vez, autênticos protagonistas da nova evangelização”.

Obviamente, um julgamento, mesmo que de caráter geral, do riquíssimo conteúdo desta Miscelânea pode partir de diversos ângulos. Gostaria, no entanto, de sublinhar uma que, na minha opinião, explica a relevância dos estudos e ensaios do Padre Honings: consiste na capacidade de ler os documentos do Concílio Vaticano II com grande abertura, mas em nome da continuidade com a doutrina teológica, a natureza moral e jurídica da tradição da Igreja. Não é um mérito marginal, mas de grande importância, depois de muitas décadas de confusão terminológica e conceptual na leitura, interpretação e aplicação dos ensinamentos e diretivas do Concílio Vaticano II. Muitas vezes persistimos, e persistimos ainda hoje, em olhar para este ensinamento como uma superação ou mesmo como uma antítese não só da teologia, mas também da catequese tradicional. Esta atitude deu origem, no próprio campo teológico, à perniciosa oposição - emprestada da linguagem política - entre conservadores e progressistas, como se fosse possível, no campo religioso, progredir sem salvaguardar e enriquecer o património doutrinal transmitido do origens. Nas coisas do espírito, o progresso é a vida que continua e avança porque encontra a sua força na seiva da sua fonte. Não é necessário recordar os danos causados ​​pela referida abordagem errada, que não deixou de se refletir no ensino, na catequese do povo e, em sentido geral, em toda a ação evangelizadora da Igreja.

Padre Bonifácio Honings | 30Giorni

Nos ensaios do Padre Honings reunidos nesta Miscelânea , registamos com espanto e admiração motivada a sua capacidade de captar em muitos textos do Vaticano II, especialmente no que diz respeito à doutrina sobre a Igreja e os sacramentos, o impulso inovador em termos de prática pastoral, demonstrando, ao mesmo tempo, que é precisamente identificando este aspecto inovador que os dados tradicionais podem ser melhor compreendidos e valorizados. Ele parece aplicar passo a passo também à teologia o antigo ditado – geralmente aplicado à Sagrada Escritura – segundo o qual o novum in vetere latet e o vetus in novo patet . Pois bem, esta capacidade vem ao Padre Honings da preocupação constante de descobrir, mesmo nas mais altas declarações teológicas, um apelo prático, uma diretriz para a vida. Mas gostaria também de recordar um aspecto da atividade científica e cultural do Padre Honings que talvez seja menos conhecido. Pessoalmente, estou particularmente grato ao Padre Honings pela múltipla forma de colaboração que tive o privilégio de utilizar, primeiro como chefe do dicastério pontifício da Pastoral dos Trabalhadores da Saúde, do qual o Padre Honings foi consultor, intervindo também com suas palestras em conferências internacionais anuais promovidas pelo dicastério e preparando ensaios publicados na revista do Pontifício Conselho Dolentium hominum Igreja e saúde no mundo . Além disso, não posso deixar de mencionar a participação assídua do Padre Honings, com a sua lição fundamental, em todos os Congressos anuais promovidos, a partir de 1997, pelo Instituto Internacional de Pesquisa sobre o Rosto de Cristo e a sua presença na redação da revista Il Volto dei Volti que, muitas vezes, hospeda seus ensaios teológico-espirituais. Esta colaboração com este ilustre mestre, que se tornou habitual para mim, deu-me a oportunidade de descobrir nele um exemplo e um guia para a riqueza dos seus conhecimentos, a coerência das suas posições, o entusiasmo do seu trabalho, a grande pastoral disponibilidade . Ao expressar o meu mais sincero apreço por esta notável publicação da Editora Universitária Lateranense, desejo ao Padre Bonifácio Honings que estes três volumes continuem no tempo as lições que ele ensinou durante muitos anos na cátedra universitária.

 Fonte: https://www.30giorni.it/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF