Translate

domingo, 23 de setembro de 2018

25º Domingo do Tempo Comum: Aquele que serve a todos!

+ Sergio da Rocha
Cardeal Arcebispo de Brasília
A cena retratada pelo Evangelho (Mc 9,30-37) mostra-nos a dificuldade dos discípulos de entenderem Jesus e de viverem os seus ensinamentos. Ele falava da sua paixão e morte na cruz, o que implica em doação, sacrifício e despojamento. Os discípulos, porém, discutiam sobre qual deles seria o maior, o mais importante, isto é, pensavam em grandeza e em vantagens. Contudo, mais tarde, são justamente eles que irão dar a vida por Cristo, pregando o Evangelho e permanecendo fiéis. O que aconteceu com eles? Os discípulos passam a compreender Jesus, convivendo com ele, escutando-o e falando com ele. Eles aprenderam fazendo a experiência de estar com Jesus, de caminhar com ele. Por fim,  viveram o mistério da paixão, morte e ressurreição de Jesus e receberam o Espírito Santo.

O que ocorreu com os apóstolos continua a acontecer também na vida dos discípulos de hoje. Em nossa época, é ainda mais forte a tendência em querer estar acima dos outros, em buscar vantagens e viver para si. Jesus continua a nos ensinar e a nos convidar a fazer a experiência de uma vida nova, na qual a grandeza está em ser o “último de todos e aquele que serve a todos”.  Ele continua a nos mostrar uma criança, convidando-nos a acolher os pequenos e fragilizados. A criança simboliza quem necessita de cuidado e proteção, pela sua vulnerabilidade,  quem é desprovido de bens e de segurança.  Acolher de modo fraterno, valorizar e defender quem vive nesta condição significa acolher o próprio Jesus, conforme as suas palavras. Quem acolhe Jesus na Eucaristia deve estar disposto a acolher também aos irmãos, a começar dos pequenos, dos pobres, dos enfermos e fragilizados.  O desafio de compreender e viver o Evangelho, hoje, pode ser superado na medida em que nos dispomos, de fato, a viver como discípulos e discípulas de Jesus Cristo, caminhando com ele nas alegrias e dores, falando com ele por meio da oração, escutando a sua sua Palavra e esforçando-nos para colocá-la em prática. Se ainda não conseguiu, comece a ler diariamente ao menos um breve trecho da Bíblia, rezando e meditando com ele.
Nos diversos campos da vida social, em nosso tempo, torna-se ainda mais necessário o testemunho cristão de humildade, serviço, acolhida e atenção aos pequenos, conforme o ensinamento de Jesus. Espera-se, especialmente dos que atuam na política, a honestidade e o serviço efetivo em favor da população. Sejam, de fato, “servidores” do bem comum, “aqueles que servem a todos”.
Neste período eleitoral, é importante recordar-se do apelo insistente da Igreja pela paz, pelo diálogo e o respeito entre todos, jamais recorrendo à violência. “Felizes os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus” (Mt 5,9).
Arquidiocese de Brasília / O Povo de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF