Translate

segunda-feira, 3 de junho de 2019

Com baixa taxa de natalidade, Japão tem crianças ricas , mas isoladas, sem amigos

Com baixa taxa de natalidade, Japão tem crianças ricas , mas isoladas, sem amigos.jpg
Tóquio - Japão (Segunda-feira, 03-06-2019, Gaudium Press) Mais de 70% dos alunos do ensino fundamental nas cidades e também no interior do Japão não saem de casa para brincar; ficam sós; mais de 10% nem mesmo amiguinhos têm para brincar, informa a Asia News.
Estes dados são revelados por uma pesquisa realizada pela Chiba University, que tem sua sede em Tóquio.

O prof. Isami Kinoshita é especialista em planejamento urbano e responsável pelo laboratório que elaborou o estudo -segundo informa o jornal Mainichi Shinbun. O
O professor e seus colaboradores começaram a coletar dados entre os estudantes das escolas primárias na cidade de Kesennuma, prefeitura de Miyagi (nordeste do Japão).
Segundo a pesquisa, 76% das crianças dizem que não brincam fora de casa durante a semana. Cerca de 18% dizem não ter amigos para brincar depois da escola, enquanto 29% têm apenas um ou dois amigos.
85% dos entrevistados afirmaram que brincam em casa.

Chiba

Na tentativa de compreender a situação nas áreas urbanas, o mesmo questionário foi distribuído em 2018 em uma escola primária na cidade de Chiba, capital do distrito homônimo.
Lá os pesquisadores identificaram a mesma tendência encontrada em Kesennuma: 77% das crianças não brincam ao ar livre e 13% delas não têm amigos. Cerca de 76% disseram que brincam em casa.

Fukushima

Também foram entrevistadas crianças das escolas primárias de três municípios da região de Fukushima e Gunma, noroeste de Tóquio: também nestas localidades os dados são semelhantes, exceto pela porcentagem de estudantes sem amigos para brincar, que sobe para 20-30%.

Taxa de Natalidade

Mitsunari Terada, especialista que contribuiu para a pesquisa, afirmou que "as crianças não saem de suas casas nem mesmo nas áreas rurais, onde estão cercadas pela natureza. Devido a um declínio na taxa de natalidade do país, não é fácil para as crianças brincarem com os amigos".
No Japão, como se sabe, a taxa de controle de natalidade é bastante elevada e o número de abortos não é pequeno.
Kinoshita enfatiza que "Brincar fora de casa é uma forma de as crianças entrarem em contato com a sociedade e é necessário para desenvolver habilidades para tomar decisões e pensar por si mesmas."

Progresso, Riqueza, Isolamento

Sem dúvida, a sociedade japonesa vive dentro do progresso, respira riqueza, mas, mesmo assim evita o nascimento de novos bebês.
Aqueles que nascem tem computadores, técnicas, internet, tudo "top de linha", mas tem carência do relacionamento humano indispensável para todos e sobremaneira para as crianças.
O Professor Isami Kinoshita diz que o país necessita de "uma intervenção social para encorajar as crianças a se divertirem ao ar livre".
Talvez precise de algo mais que isto...

www.gaudiumpress.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF