Translate

terça-feira, 3 de setembro de 2019

Por que imitar os Santos?

Redação (Segunda-feira, 02-09-2019, Gaudium Press) É fácil perceber que os homens se influenciam mutuamente no relacionamento social.

Por que imitar os Santos-Giotto-Arquifo Gaudium Press.jpg
A criança imita os pais, um jovem músico inspira-se no mestre para executar uma melodia, os gestos de dois amigos tendem a se assemelhar, pois a imitação é conatural aos homens desde a infância, distinguindo-os como a criatura mais imitativa de todas.
Esse mimetismo inato vincado em nossa humanidade se verifica também no âmbito sobrenatural.
Santos: imagem de Deus transposta para o dia a dia
Conforme frisou Bento XVI, "os Santos constituem o comentário mais importante ao Evangelho, uma atualização sua na vida cotidiana e, por conseguinte, representam para nós um verdadeiro caminho de acesso a Jesus".(1)
Podemos, sem dúvida, considerá-los como imagem de Deus transposta para o dia a dia.
O conceito de imitação de Cristo - diretamente ou através dos Santos - está presente nos Livros Sagrados, sobretudo nas cartas de São Paulo, como a destinada aos filipenses: "Sede meus imitadores, irmãos, e observai os que andam segundo o modelo que tendes em nós" (3, 17).
Por que imitar os Santos-Arquivo.jpg
São Francisco de Assis estava bem cônscio de seu papel simbólico quando dizia: "Devo ser modelo e exemplo para todos os frades". (2)
Os louvores a São Francisco não se realizavam em detrimento da adoração a Nosso Senhor, antes, pelo contrário, a incentivava.
Na realidade, o franciscano só atingiria a santidade imitando seu santo fundador, Francisco tornou-se para eles um livro aberto de virtudes, um exemplo a ser praticado.
Cada capítulo de sua vida está marcado pelo intenso convívio com seus filhos espirituais e, após a morte, pelos favores de sua intercessão por eles na terra, os quais lhe retribuíam com ainda maior fervor e admiração.
Culto à Personalidade
Para o homem contemporâneo essas analogias entre Cristo e os Santos poderiam parecer despropositadas ou mesmo maldosamente tachadas de "culto à personalidade".
Nada de mais injusto ou afastado da realidade. As homenagens prestadas ao Santo, mesmo em vida, nada tinham de artificial, pois as multidões acorriam naturalmente para aclamá-lo e venerá-lo: "O povo prestava atenção em suas palavras como se falasse um Anjo do Senhor". (3)
Por Padre Felipe de Azevedo Ramos, EP
(Trecho do artigo "Imitar os Santos para imitar a Cristo") 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF