Translate

sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Papa Francisco autoriza beatificação de mártir brasileira

Benigna Cardoso da Silva / Crédito: Facebook Paróquia Senhora Sant'Ana - Santana do Cariri
Vaticano, 03 Out. 19 / 12:19 pm (ACI).- O Papa Francisco autorizou a beatificação da menina brasileira Benigna Cardoso da Silva, que morreu mártir aos 13 anos de idade e é chamada “heroína da castidade”.
Benigna Cardoso da Silva nasceu em 15 de outubro de 1928, em Santana do Cariri (CE). Em 24 de outubro de 1941, aos 13 anos, foi assassinada, após se recusar a ter relações sexuais com um adolescente.
Segundo consta, a menina saiu de cassa para buscar água a poucos metros de sua casa, como costumava fazer. Porém, foi abordada por Raul Alves, que a golpeou com um facão depois que ela resistiu a suas tentativas de ter relação sexual.
Na época do assassinato, conforme conta Vatican News, Pe. Cristiano Coelho Rodrigues, que fora mentor espiritual da jovem, escreveu a seguinte nota ao lado do registro de batismo de Benigna: “Morreu martirizada, às 4 horas da tarde, no dia 24 de outubro de 1941, no sitio Oiti. Heroína da Castidade, que sua santa alma converta a freguesia e sirva de proteção às crianças e às famílias da Paróquia. São os votos que faço à nossa santinha”.
Desde então, vem aumentando a devoção à menina. Em 2004, teve início a Romaria da Menina Benigna, que acontece de 15 a 24 de outubro e entrou para o calendário oficial do Estado do Ceará em junho deste ano.
O Bispo da Diocese do Crato (CE), Dom Gilberto Pastana, fez o anúncio da autorização da beatificação de Benigna na manha desta quinta-feira, através da Rádio Educadora do Cariri. “Alegremo-nos todos, toquemos os sinos de nossas igrejas, clamemos ao Senhor essa vibrante alegria, não somente para a Diocese de Crato, mas para todo o Ceará e o Brasil”, disse.
Segundo a Diocese cearense, será celebrada uma Missa em 21 de outubro, às 17h, na Catedral Nossa Senhora da Penha, em Crato, “em louvor a tão grande acontecimento”.
Em declarações ao site ‘O Povo’, o pároco de Santana do Cariri, Pe. Paulo Lemos destacou que a beatificação de Benigna é muito importante “porque a Igreja nos chancela. Está confirmando que, de fato, aqui viveu uma santa de Deus e ela poderá ser elevada à honra dos altares”.
ACI Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF