Translate

sábado, 5 de outubro de 2019

27º DOMINGO DO TEMPO COMUM - Ano C: AUMENTA A NOSSA FÉ!

+ Dom Sérgio da Rocha
Cardeal Arcebispo de Brasília
O Evangelho proclamado inicia-se com um pedido dos apóstolos a Jesus: “Aumenta a nossa fé!” (Lc 17, 5). Diante dos desafios do mundo atual e da nossa fragilidade, sentimos a necessidade de repetir, com os apóstolos: “Aumenta a nossa fé!”. Na vida de cada um, a fé necessita crescer, purificar-se, fortalecer-se e amadurecer. O texto de S. Lucas se conclui com uma afirmação de Jesus que nos pensar na necessidade de vivenciar a fé no dia a dia, a fim de poder dizer: “somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer” (Lc 17,10). Para isso, é fundamental a atitude permanente de servo–discípulo que procura fazer sempre a vontade do Senhor, com fidelidade e humildade. Além disso, pedir a Jesus pelo aumento da fé significa reconhecer humildemente que a fé é dom de Deus e se sustenta pela graça divina.     A fé é sempre muito necessária, especialmente quando queremos superar os graves problemas do mundo de hoje. Na primeira leitura, o profeta Habacuc interpela Deus, esperando a sua intervenção para por fim a violência, a maldade e a discórdia. Em resposta, Deus suscita a esperança e dá a certeza de que não falhará, advertindo para a consequência da iniquidade, que é a morte, e proclamando que “o justo viverá por sua fé” (Hab 1,4). Conforme a segunda leitura, no serviço à comunidade, é preciso viver da fé e da fidelidade, guardando o “precioso depósito” em “matéria de fé e de amor em Cristo Jesus” (2Tm 1,13-14).
Estamos iniciando o Mês Missionário Extraordinário, com muitas atividades pastorais programadas nos quinze Setores da Arquidiocese de Brasília e em cada uma das Paróquias. Todos nós, segundo a vocação recebida, devemos participar da missão de transmitir a fé, através das palavras e do testemunho de vida. Rezemos pelos missionários! Sejamos missionários!
Tem início, neste domingo, o Sínodo Especial para a Amazônia, presidido pelo papa Francisco, reunindo, no Vaticano, os bispos e outros representantes da Igreja na Amazônia. Até o dia 27 de outubro, eles estarão refletindo sobre o tema “Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral”. Unidos ao Papa Francisco, acompanhemos o Sínodo com as nossas orações!
No próximo sábado, estaremos celebrando a festa da Padroeira da Arquidiocese de Brasília e de todo o Brasil, Nossa Senhora Aparecida. Participe da missa e da tradicional procissão, na Esplanada dos Ministérios. A celebração eucarística terá início às 17:00 h. Vamos todos celebrar e testemunhar publicamente a nossa fé, contando com a intercessão e o exemplo de Nossa Senhora!
Arquidiocese de Brasília / O Povo de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF