Translate

domingo, 2 de fevereiro de 2020

Santa Missa marca o fim das comemorações pelos 60 anos da Igreja de Brasília

Com muita alegria, a Arquidiocese de Brasília encerrou o Ano Jubilar Arquidiocesano neste domingo, 02 de fevereiro, com Santa Missa presidida pelo arcebispo, Dom Sergio da Rocha; e concelebrada por Dom José Aparecido Gonçalves, bispo auxiliar; Dom Marcony Vinícius Ferreira, bispo auxiliar; Dom Raymundo Damasceno Assis, bispo emérito de Aparecida, SP; e demais padres e diáconos desta igreja particular.
A celebração foi precedida por uma encenação, que contou a história da Igreja de Brasília, passando por pelo sonho de Bom Bosco, que idealizou a construção da Capital Federal entre os paralelos 15° e 20°; a criação da Igreja de Brasília; a escolha de Dom José Newton como primeiro arcebispo; as visitas do Papa João Paulo II; o Congresso Eucarístico Nacional, em 2010; as sucessões de bispos e arcebispos, até a posse de Dom Sergio da Rocha. Ainda durante a apresentação, foram narradas todas as ações pastorais realizadas pelo atual arcebispo, como a criação de novas paróquias, a instalação do Vicariato Leste e as Visitas Pastorais Missionárias.
No decorrer da Santa Missa de encerramento, Dom Sergio expressou a gratidão por poder celebrar o Jubileu da nossa Arquidiocese, e pediu que os fieis valorizem a Igreja, como forma de reconhecer toda história de fé e evangelização que carrega desde o início da criação.
“Os 60 anos da Arquidiocese tem sido ocasião especial para valorizar sempre mais a nossa Igreja, fazendo memória do caminho percorrido, com gratidão e ação de graças, reconhecendo os inúmeros sinais do amor de Deus na sua história e a dedicação generosa tantas pessoas. Ao mesmo tempo, o Ano Jubilar motivou-nos a renovar o empenho para anunciar a boa nova a todos, especialmente aos que mais sofrem, com novo ardor missionário, nos diversos espaços do Distrito Federal, confiando sempre no ‘amor de Cristo que nos impele’, conforme o lema jubilar”, disse Dom Sergio.
Próximo do final da Celebração Eucarística, foi lida a Bula Papal sobre a concessão de indulgências Plenárias, enviada pelo Papa Francisco, em ocasião dos 60 anos da Arquidiocese de Brasília.
Para quem deseja alcançar as indulgências plenárias, este é o último dia. Para isso, basta se confessar; participar da Santa Missa na Catedral Metropolitana ou no Santuário Menino Jesus, em Brazlândia; receber a Santa Eucaristia e rezar pelo Santo Padre, o Papa.
Na Catedral Metropolitana, haverá Missa às 08h30, 10h30 e 18h. Já no Santuário Menino Jesus, às 07h30; 10h; 17h e 20h
A abertura oficial das comemorações pelos 60 anos da Igreja da Capital Federal teve início no dia 31 de janeiro de 2019, em ocasião da Festa de São João Bosco, Co-Padroeiro de Brasília.
Além da Celebração Eucarística, diversas atividades festivas forma realizadas durante esses 367 dias, como as Jornadas Missionárias das pastorais e movimentos, fazendo memória às seis décadas de história da Igreja de Brasília.
Por Gislene Ribeiro
Arquidiocese de Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF