Translate

quarta-feira, 26 de julho de 2023

São Joaquim e Santa Ana: os avós de Jesus

Santa Ana, São Joaquim e Nossa Senhora (bibliotecacatolica)

26 de julho

Santa Ana e São Joaquim

Conheça a vida de São Joaquim e Santa Ana, os avós de Jesus, conforme os relatos da Igreja Primitiva e da Tradição: origem, como se conheceram e a infância de Nossa Senhora.


Já imaginou você pudesse conhecer um pouco mais sobre a vida daqueles que criaram a Mãe de Deus, que a amaram, nutriram e prepararam para se tornar a grande Mulher que daria à luz o Salvador do mundo?

Pois, neste artigo, vamos expor o pouco que sabemos sobre os pais de Nossa Senhora, mas o suficiente para nos tornar devotos e amar ainda mais o belíssimo fruto que geraram: a Santíssima Virgem Maria.

Você conhecerá a origem, a linhagem, os sofrimentos e anseios de São Joaquim e Santa Ana com base em São Máximo, o Confessor, que escreveu em seu livro “A vida da Virgem” sobre os pais e a infância de Nossa Senhora. Mergulhe na leitura deste artigo e aprofunde seu conhecimento e amor pelos zelosos avós de Jesus Cristo. 

A vida de São Joaquim e Santa Ana


Sobre São Joaquim, São Gregório de Nissa, um dos padres mais expressivos do século IV diz: “Li num livro apócrifo que o pai da Santíssima Virgem tinha uma conduta notável segundo a Lei e era famoso por sua caridade.”
[1] Cabe ressaltar que nem todos os livros apócrifos são heréticos, muitos foram assimilados pela Tradição, apenas não são colocados no mesmo nível de autoridade dos Evangelhos. São Joaquim, como o antigo padre ressalta, era um homem conhecido por sua conduta e bondade e era descendente da Tribo de Davi, o rei e profeta. 

A esposa de São Joaquim chamava-se Ana, que também era conhecida por sua honra, e era descendente da família de Aarão, ou seja, da tribo de Levi, e descendente da tribo de Judá. Ana era estéril e o casal viveu anos sem ter a graça de conceber uma criança. Isso era motivo de muita tristeza e dor para ambos, já que respeitavam a Lei de Moisés e recebiam muitos comentários ofensivos pela falta dos filhos.

Em face desse desejo por filhos que habitava no íntimo do coração de cada um deles, ambos começaram a orar incessantemente a Deus, pedindo pela graça de gerarem uma criança. Ana, lembrando-se do que aconteceu com Abraão e Sara, partiu para o templo para rezar a Deus que lhe concedesse o milagre da gravidez e lhe prometeu que se recebesse essa graça, consagraria a criança a Deus. São Joaquim também não poupou esforços e pediu a Nosso Senhor que lhe desse a honra de ser pai e o livrasse da vergonha de não ter filhos.

Deus, em sua grande generosidade, ouviu o clamor de seus filhos e os atendeu com amor. Enviando uma mensagem para os dois, anunciou antes a São Joaquim, dizendo-lhe: “Tu receberás uma criança que será uma glória não apenas para ti, mas para o mundo inteiro”. E depois à Santa Ana, confirmando a promessa através de um anjo que lhe disse: “Deus escutou teus rogos, e tu conceberás a anunciadora da alegria, e lhe porás o nome de Maria, por meio de quem se dará a salvação do mundo inteiro.” [2]

O nome “Maria” significa iluminadora, luz, e o nome faz jus ao papel que Deus preparou para ela: trazer a Luz ao mundo, o Deus Encarnado.  

A infância de Nossa Senhora junto com São Joaquim e Santa Ana

São Joaquim e Santa Ana (bibliotecacatolica)

A promessa de Deus se cumpriu e Ana, a estéril, engravidou e gerou Maria. São Joaquim e Santa Ana não se continham de tanta alegria e gratidão a Deus. Chegaram até mesmo a organizar um banquete para celebrar e convidaram todos os vizinhos e, juntos, adoraram ao Senhor pelo milagre que concedeu ao casal.

Como São Joaquim e Santa Ana prometeram consagrar a filha a Deus, após passar o período da amamentação, quando a pequena Maria completou seus três anos de idade, eles a levaram em uma longa viagem até Jerusalém para apresentá-la ao templo, e lá consagraram-Na inteiramente a Deus, cumprindo a promessa que fizeram ao Senhor.

A pequena Maria ficou no Templo até os seus doze anos de idade, e este foi um sacrifício muito custoso para São Joaquim e Santa Ana, que sofreram a ausência da Menina, mas ambos sabiam que esta era a vontade de Deus e o melhor caminho para Ela.

O dia dos avós


No dia 26 de julho, nós celebramos a data litúrgica de São Joaquim e Santa Ana, e em virtude desta celebração, adotou-se o costume de comemorar também, neste mesmo dia, o dia dos avós — já que São Joaquim e Santa Ana foram os avós de Jesus. 

Em 2013, na Jornada Mundial da Juventude no Brasil, o Papa Francisco disse que na Celebração litúrgica de São Joaquim e Santa Ana, somos chamados a lembrar “como os avós são importantes na vida da família, para comunicar o patrimônio de humanidade e de fé que é essencial para qualquer sociedade! E como é importante o encontro e o diálogo entre as gerações, principalmente dentro da família”.

Referências:

1. Homilia de São Gregório sobre a Natividade

2. Protoevangelho de Tiago, IV 1 e IV 2

Fonte: https://bibliotecacatolica.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF