Translate

quarta-feira, 19 de julho de 2023

Santo Arsênio

Santo Arsênio (comshalom)

19 de julho

Santo Arsênio

Origens

Arsênio nasceu no ano 354, em Roma. Pertencente a uma família nobre, rica e tradicional de senadores, viveu na época em que o cristianismo deixava de ser perseguido começava a se tornar a religião oficial do império romano. Por isso, desde pequeno foi educado na fé cristã. Depois de viver sua infância e juventude na fé, sabe-se que ele foi ordenado padre pelo papa Dâmaso e exerceu os primeiros anos de seu ministério na corte do imperador Teodósio.

https://youtu.be/fx5j_9nHFas

Educando os filhos do imperador

No ano 383, Teodósio, o imperador, pediu que ele se dedicasse a educar e formar seus filhos Honório e Arcádio, na cidade de Constantinopla, sede do império no Oriente. Arsênio aceitou e cumpriu esta missão permanecendo na Corte durante onze anos, formando e educando os filhos do imperador. Isso durou até 394. Quando terminou a missão, após quase onze anos, pediu exoneração do cargo e foi para o deserto, retirar-se na região no Egito.

Do luxo à pobreza

Santo Arsênio viveu numa época de profundas transformações na Igreja. O cristianismo passou de religião perseguida pelo império romano a religião oficial do Estado. Este fato suscitou vários movimentos na Igreja, que começava a respirar a liberdade. Entre esses movimentos, apareceu o ascetismo, ou seja, a busca de elevação espiritual através da "ascese". Ascese são exercícios espirituais aliados a mudanças de comportamentos que visam a elevação espiritual. A palavra ascese vem do Latim "ascendere", que significa "elevar, subir". Buscando a santidade e a elevação espiritual, Santo Arsênio tornou-se um eremita, indo viver na região desértica de Alexandria, no Egito.

Descoberto e procurado por todos

Depois de certo tempo na solidão do deserto, na prática da oração constante, dos sacrifícios e dos jejuns, Santo Arsênio foi descoberto e começou a ser procurado pelo povo. O seu esconderijo no deserto passou a ser um dos mais procurados pelos cristãos. Eles descobriram que o Santo era portador de sabedoria e santidade. Por isso, buscavam nele os conselhos e a paz de espírito. Para isso, não se importavam em fazer longas e penosas peregrinações. Depois de certo tempo, Santo Arsênio passou a viver numa comunidade monástica chamada Scete, localizada no mesmo deserto. Ali, ele atendia as pessoas e vivia uma vida de comunidade, seguindo uma regra monástica, na paz e na tranquilidade.

Invasão Porém, a paz e a tranquilidade em que Santo Arsênio e a comunidade viviam acabou quando uma tribo da região invadiu o mosteiro. Este fato obrigou Santo Arsênio a sair de lá. Ele se refugiou, então, numa gruta entre os anos 434 e 450. Lá, viveu isolado. Apenas nos últimos anos de sua vida ele aceitou que alguns poucos discípulos o acompanhassem.

O dom das lágrimas

Em seus últimos anos de vida, Santo Arsênio recebeu de Deus o dom das lágrimas. Quando ele estava em oração e lia um trecho dos Evangelhos, ele era profundamente tocado pela graça de Deus e se emocionava, chorando copiosamente. Isso impressionava seus poucos discípulos. Através das lágrimas de Santo Arsênio eles percebiam o quão importante eram para ele as Palavras de nosso Senhor Jesus Cristo. Por fim, Santo Arsênio faleceu em Troc, perto da cidade egípcia de Mênfis, no ano 450.

Oração a Santo Arsênio

"Ó Deus, que destes a Santo Arsênio a graça de buscar-vos em primeiro lugar, desprezando tudo por causa de vós, dai também a nós a graça de amar-vos acima de todas as coisas para que possamos amar a todos aqueles que precisarem do nosso auxílio. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo, amém. Santo Arsênio, rogai por nós."

Fonte: https://cruzterrasanta.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF