Translate

domingo, 21 de maio de 2017

6º Domingo da Páscoa: O Espírito da Verdade e Defensor

+ Sergio da Rocha
Cardeal Arcebispo de Brasília
Estamos para celebrar as solenidades da Ascensão do Senhor e de Pentecostes nos próximos domingos, completando o Tempo Pascal. O Evangelho, hoje proclamado, nos prepara para essas grandes celebrações pascais, recordando-nos a promessa de Jesus de não deixar “órfãos” os seus discípulos, ao retornar para o Pai, enviando-lhes o Espírito Santo. Jesus o apresenta como o “defensor” que permanece sempre com os discípulos, o “Espírito da verdade”, que estará “junto” dos discípulos e “dentro” deles (Jo 14,16-17). Para receber a manifestação de Jesus e acolher o dom do Espírito, somos convidados a acolher e observar os seus mandamentos.
Desde o início deste tempo litúrgico, temos sido motivados a vivenciar a Páscoa que celebramos. Por isso, a promessa de Jesus, já cumprida, se dirige também a nós. A nós, hoje, o Senhor promete não nos deixar sozinhos e nos oferece o dom do Espírito da verdade, o defensor. Nós somos agraciados com a presença do Ressuscitado e com o dom do seu Espírito. A esses dons, respondemos com o louvor e com o cumprimento de sua Palavra. Toda a terra é chamada a aclamar a Deus e cantar salmos a seu nome glorioso (Salmo 65). Para tanto, é preciso anunciar o Evangelho a todos os povos, como fez corajosamente Filipe, na Samaria (At 8,5).
A primeira carta de São Pedro nos alerta: “estai sempre prontos a dar a razão da vossa esperança a todo aquele que pedir” (1Pd 3,15). A fé celebrada se transforma em fé vivida e testemunhada, também entre aqueles que não creem em Cristo. O verdadeiro discípulo se torna um missionário, capaz de dar as razões da fé. Faz isso “com mansidão e respeito e com boa consciência”, mesmo em situações adversas à fé cristã ou em meio a sofrimentos, por praticar o bem.
Para que a missão evangelizadora da Igreja continue a se cumprir, no mundo de hoje, necessitamos de cristãos com o coração missionário. Os Bispos do Brasil, na última Assembleia da CNBB, aprovaram um valioso documento sobre a “Iniciação à Vida Cristã: Itinerário para Formar Discípulos Missionários”, destinado ao conjunto da Igreja no Brasil e, de modo especial, aos que se dedicam a preparação, celebração e vivência dos sacramentos do Batismo, da Crisma e da Eucaristia. A catequese a serviço da Iniciação Cristã necessita do apoio de toda a Comunidade para ser um itinerário de formação de discípulos missionários. Cada Paróquia seja uma comunidade acolhedora, que sustenta com a sua oração e testemunho de fé, aqueles que estão percorrendo o caminho da Iniciação Cristã, crianças, jovens e adultos. Seja a nossa Igreja, “casa da Iniciação Cristã”, capaz de compartilhar as razões da nossa fé em Cristo, com convicção e alegria!
Arquidiocese de Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF