Translate

domingo, 7 de maio de 2017

IV Domingo da Páscoa: O Bom Pastor

+ Sérgio da Rocha
Cardeal Arcebispo de Brasília

O 4º Domingo da Páscoa é denominado “Domingo do Bom Pastor”pois nele sempre se proclama um trecho do capítulo 10 do Evangelho segundo João, que nos apresenta Jesus como o Bom Pastor. A cada ano, são destacados alguns traços do Bom Pastor.  O breve trecho, hoje proclamado (Jo 10,27-30), retrata Jesus, o Bom Pastor, destacando os seguintes aspectos: 1) ele conhece as suas ovelhas; 2) ele dá a vida eterna às suas ovelhas; 3) ele cuida do rebanho e protege as ovelhas, de tal modo, que ninguém pode arrancá-las de sua mão, nem arrebatá-las da mão do Pai. Ao mesmo tempo, as ovelhas são caracterizadas pelas seguintes atitudes: a) escutam a voz do Bom Pastor; b) seguem o Bom Pastor, assumindo a condição de discípulos. Seguir a Jesus Cristo e escutar a sua voz são traços essenciais dos discípulos.

As ovelhas do rebanho de Cristo deixam-se conduzir por ele, pois confiam naquele que dá a vida para que todos tenham a vida. O amor do Bom Pastor se manifesta, de modo especial, na cruz. Neste Tempo Pascal, nós estamos celebrando a vitória do Pastor que assumiu a condição de Servo e Cordeiro imolado, o “Cordeiro que tira o pecado do mundo”, que vence a morte e nos dá a vida. Por isso, voltamos o nosso olhar e o nosso coração para Ele, com confiança, procurando escutar a sua voz e praticar a sua Palavra. Entretanto, não se pode pertencer ao rebanho aceitando apenas o Pastor. Aqueles que seguem o Bom Pastor devem aceitar também as demais ovelhas do rebanho, os outros discípulos, como irmãos a serem amados. O discípulo-ovelha vive em comunhão. Por isso, valorize a sua comunidade e participe da vida da Igreja, especialmente, neste Tempo Pascal.
No Domingo do Bom Pastor, nós somos convidados a rezar especialmente por aqueles que colaboram no pastoreio do rebanho de Jesus, o Bom Pastor, através do sacerdócio e da vida religiosa. Por isso, a cada ano, neste domingo, realiza-se a Jornada Mundial de Oração pelas Vocações Sacerdotais e Religiosas, recordando-nos que o cultivo das vocações sacerdotais e religiosas é dever de toda a comunidade.
Agradecemos a todos os que se dedicam ao serviço vocacional em nossa Igreja, especialmente, aos formadores dos Seminários, aos animadores da Pastoral Vocacional e aos que contribuem para a Obra das Vocações Sacerdotais. Necessitamos de maior ajuda espiritual e material, especialmente, na sustentação de nossos Seminários. Nesta Jornada Mundial de Oração pelas Vocações Sacerdotais e Religiosas, rezemos pelos nossos padres, diáconos, religiosos, seminaristas e vocacionados, para que sejam fiéis, seguindo o exemplo de Jesus, o Bom Pastor, deixando-se por Ele conduzir.
Arquidiocese de Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF