Translate

quarta-feira, 3 de maio de 2017

Dessacralização, descritianização e secularização

Imagens da câmera de segurança mostram ação dos ladrões / Foto: Arquidiocese de Aracaju (SE)

Ladrões fazem arrastão dentro de Igreja durante a Missa

Aracaju, 02 Mai. 17 / 06:00 pm (ACI).- Na manhã de domingo, fiéis participavam da Santa Missa em Aracaju (SE), quando foram surpreendidos por três homens armados que entraram no templo e realizaram um arrastão, em um ato que, conforme o pároco, demonstra grande desrespeito ao sagrado.
Era por volta de 8h40 do dia 30 de abril, quando os três indivíduos invadiram a Paróquia de São Mateus, no bairro Aruana. Naquele momento, a celebração dominical já estava se aproximando do momento da comunhão.
Câmeras de segurança registraram quando os três ladrões se aproximaram da Igreja, renderam um homem que estava na porta. Logo após, dois deles entraram no templo com uma faca e um revólver que, segundo testemunhas, parecia de fabricação caseira.
Eles anunciaram o assalto e levaram dinheiro, celulares, bolsas e outros pertences dos fiéis. Em seguida, saíram e adentraram em um matagal próximo à igreja.
“Lamento que a violência agora esteja chegando aos templos religiosos nos seus horários de celebrações, em completo desrespeito ao sagrado, e isso é fruto de uma sociedade que está se afastando de Deus”, expressou o pároco, Padre Benjamin Júnior, segundo o site da Arquidiocese de Aracaju.
Após o ocorrido, a Paróquia de São Mateus informou em sua página no Facebook que a Missa das 17h daquele domingo havia sido suspensa, por motivos de segurança. Além disso, fez um pedido para que “todos os paroquianos que foram vítimas do assalto” prestassem queixa na delegacia. 
“Pedimos a todos que redobrem seus cuidados, às autoridades pedimos segurança e aos cristãos pedimos orações por todos nós, inclusive para estas pessoas que se perderam na vida”, completa o texto.
O pároco também publicou uma mensagem na qual assume que o ocorrido o “deixou em estado de choque”. Diz ainda acreditar que “muitos que estavam na igreja ainda estão neste estado”.
Entretanto, ressalta que “o importante foi naquele momento pedir a Deus que nada acontecesse”.
O sacerdote recordou sua homilia de domingo, sobre os discípulos de Emaús, quando questionou “quantas vezes nós reconhecemos o Cristo” e “a gente percebe que o Cristo está sempre ao nosso lado e muitas vezes a gente só reconhece ao Partir do Pão”.
Pe. Benjamin assegurou que, “diante de toda a situação, a gente louva a Deus e agradece pela calma de todas as pessoas, mesmo sabendo que estavam levando seus pertences”.
“Essa foi a força que o Cristo nos disse que estava conosco e não deixou que nada acontecesse”, observou, ao pontuar que assim se percebe “como Deus é muito mais forte em nossas vidas” e que “não deixou que tivesse uma tragédia”.
Por fim, agradeceu a Deus, a Cristo, a Nossa Senhora e a São Mateus, pela proteção; bem como ao apoio do Arcebispo, Dom João José Costa, dos demais sacerdotes, da polícia, dos meios de comunicação, de toda a comunidade.
“Rezo por todos: pelos meus paroquianos, que Deus dê o consolo; pelos ladrões, para que se convertam. Peço a Deus paz para todos”, completou.
Acidigital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF