Translate

segunda-feira, 22 de maio de 2017

Santa Rita de Cássia: Exemplo de Mulher, Mãe, Esposa e Santidade

Sta. Rita de Cássia | Facebook
História de Santa Rita de Cássia

Margherita Lotti, mais conhecida como Rita, nasceu em 22 de maio de 1381, na cidade de Rocca Porena, perto de Cássia, na Itália.
Desde criança, Rita manifestava a intenção de ser religiosa, viver de oração e ajudar a sofrida humanidade.
Mas seus pais já idosos, Antônio Mancini e Amada Ferri, com medo de que a filha única ficasse sozinha, arranjaram o casamento da jovem com um rapaz de família nobre, Paulo Fernando.
Paulo não era, nem de longe, modelo de homem e de pai de família. Era agressivo, bruto, dominador, irresponsável e sempre humilhava a esposa.
Foi com muita humildade, paciência e oração que Rita aguentou o marido por 18 anos, e ainda teve dois filhos com ele: João Tiago e Paulo Maria. 
Com persistência e oração de Rita, Paulo um dia alcançou a conversão. Mas foi tarde demais. Pouco tempo depois, o homem acabou sendo assassinado por vingança.
Os filhos adolescentes logo se dispuseram a vingar a morte do pai, mas Rita se opôs. Sem conseguir mudar a ideia fixa dos rapazes, de vingarem o pai, Rita então pediu a Deus em oração, que seus filhos fossem levados para junto do pai, pois não aguentaria vê-los cometerem tamanho pecado.
Em menos de um ano da morte do marido, Rita também estava sem os filhos, alvos da peste que atingiu toda a Europa, na época.
Sem nada e ninguém, Rita resolveu dedicar-se inteiramente a Deus; e procurou o Convento das Irmãs Agostinianas de Santa Maria Madalena, em Cássia. Como era viúva, não pôde ingressar na vida religiosa.
Em certa noite, enquanto repetia suas orações fervorosas diárias, Rita foi pega de surpresa pela visita de três santos de sua devoção: São João Batista, Santo Agostinho e São Nicolau de Tolentino.
Conta-se que os santos ultrapassaram as diversas passagens físicas com Rita e a colocaram em um claustro. A ação foi considerada um milagre pela irmã superiora, que a admitiu no convento.
Em uma de suas fervorosas orações, diante da Imagem de Cristo Crucificado, Rita pediu a graça de poder sofrer como Ele sofreu na cruz, e um espinho se desprendeu da coroa de Cristo e cravou-se na testa da religiosa, permanecendo ali por toda vida.
Em 1457, já muito doente e de cama, Rita fez o seu último pedido: uma rosa e dois figos da horta que ela mantinha aos fundos de sua casa.
As irmãs ficaram tristes porque não poderiam atender ao pedido, já que a cidade passava por um inverno rigoroso, com forte geada, que matou quase todas as plantações locais.
Chegando à casa de Rita, as irmãs se surpreenderam, pois as plantas conservaram-se vivas, com belas rosas e frutas suculentas.
Rita faleceu em 1457, aos 76 anos.
Foi beatificada em 1627 pelo Papa Urbano VIII, e Canonizada em 1900, pelo Papa Leão XIII.
Santa Rita de Cássia é a Santa das causas impossíveis e padroeira dos doentes e das mães.

Corpo incorrupto
Santa Rita de Cássia, é uma dos dez santos que, inexplicavelmente, após a morte continuam com os corpos preservados.
Santa Rita de Cássia faleceu em 1457 e seu corpo incorrupto pode ser visitado na Basílica de Santa Rita em Cassia, na Itália.
Há rumores que os olhos da santa já foram flagrados se abrindo e fechando sozinhos, e que o corpo dela se mexe de várias maneiras no interior da urna de cristal que a guarda.

Oração a Santa Rita de Cássia
Ó poderosa e gloriosa Santa Rita,
eis a vossos pés um alma desamparada que,
necessitando de auxílio,
a vós recorre com a doce esperança
de ser atendida por vós
que tendes o incomparável título
de SANTA DOS CASOS IMPOSSÍVEIS E DESESPERADOS.

Ó cara Santa, interessai-vos pela minha causa,
intercedei junto a Deus
para que me conceda a graça
de que tanto necessito (dizer a graça que deseja).

Não permitais que tenha de me afastar
dos vossos pés sem ser atendido.
Se houver em mim algum obstáculo
que me impeça de obter a graça que imploro,
auxiliai-me para que o afaste.
Envolvei o meu pedido
em vosso preciosos méritos
e apresentai-o a vosso celeste esposo, Jesus,
em união com a vossa prece.

Ó Santa Rita,
eu ponho em vós toda a minha confiança;
por vosso intermédio,
espero tranquilamente a graça que vos peço.

Santa Rita, advogada dos impossíveis, rogai por nós.

Arquidiocese de Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF