Translate

sexta-feira, 21 de agosto de 2020

ORDENAÇÃO SACERDOTAL 2020

Na manhã ensolarada de sábado (15/8), às 10h, foi realizada a Cerimônia de Ordenação sacerdotal de 13 jovens que aceitaram o chamado para a servir ao Cristo, deixando de lado suas famílias e se doando para viver a vocação sacerdotal.

Com restrição de público e seguindo todos os protocolos de prevenção para conter o contágio da COVID-19, cerimônia realizada no Santuário do Menino Jesus em Brasilândia. A missa foi presidida pelo Administrador Apostólico da Arquidiocese de Brasília, Dom José Aparecido, concelebrada pelo bispo auxiliar Dom Marcony Ferreira e Monsenhor Geovanni, seminaristas, padres e alguns familiares dos ordenantes.  A animação ficou por conta da banda Maranata e da banda do Seminário Redemptoris Mater.

Aos que não puderam estar presentes, a missa foi transmitida ao vivo pelas redes sociais da Arquidiocese de Brasília, rádio Nova Aliança, TV e rádio Canção Nova Brasília.

Ao contrário das celebrações cotidianas, a cerimônia presbiteral consta com algumas etapas específicas descritas no“ Pontificale Romanum”, são elas: eleição do candidato; homilia;  Proposito do eleito; ladainha; imposição das mãos e prece de ordenação; unção das mãos e entrega do Cálice e da Patena.

Os ordenados  são ::

Seminário Nossa Senhora Aparecida:

Pe. André Marinho de Souza

Pe. Felipe Ferreira de Souza

Pe. Gustavo Santana Xavier Costa

Pe. Lucas Carvalho de Medeiros

Pe. Silas César dos Reis

Pe. Thaisson da Silva Santarém

 

Seminário Redemptoris Mater:

Pe. Daniel campos Sevillano

Pe.  Danny Miguel Cuenca Cajamarca

Pe. Jesus Enrique Sterling Achipi

Pe. Lucas da Silva Mariano Meneses

Pe. Paulo Henrique Ribeiro dos Santos

Pe. Pawel Sobczak

Pe. Rafael Enrique Macedo

Em sua homilia, Dom José Aparecido destaca o compromisso do presbítero com a igreja, com o povo e com o Cristo, a felicidade do padre “está no ato de servir, na sua amizade íntima com o Cristo, pois é através dessa intimidade com o Senhor que o sacerdote deixa de ser servo e passa a ser amigo, amigo de Cristo. Como amigos do Senhor, os sacerdotes se tornam capazes de partilhar a alegria da Palavra, a beleza da comunhão; sem a intimidade com o Cristo o sacerdote não será capaz de ser fiel no seu ‘servir’, a felicidade do padre não está longe da Cruz, não está na realização humana e sim está na bem-aventurança celeste. O ministério sacerdotal é eterno, pois o padre é indispensável para o plano da Salvação e ele está presente em todas as etapas da vida humana”

Ainda em sua homilia, Dom Aparecido deseja aos novos padres que “a Virgem Maria os acompanhe sempre”.

Nos agradecimentos, o sacerdote eleito, Rafael Enrique, agradeceu a todos que se uniram para o êxito da celebração (imprensa, padres, amigos, formadores, etc..).Em seguida, Pe. João Périos agradece as pastorais, aos organizadores, os padres e a Dom Marcony, Dom José Aparecido, aos reitores, o clero, a imprensa e a todos os presentes.

Dom José Aparecido encerrou com a oração para a eleição do novo arcebispo de Brasília e com a Benção Apostólica.

Link para ver a celebração: https://youtu.be/dP8s2ofEvw4

Texto: Alessandra Gomes

Fotos: Pascom Brasília 

Arquidiocese de Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF