Translate

segunda-feira, 17 de agosto de 2020

URGENTE: Menina de 10 anos é submetida a um aborto no Brasil

Imagem referencial. Crédito: Ivon19 (Wikipédia) CC-BY-SA-4.0

REDAÇÃO CENTRAL, 17 ago. 20 / 01:15 pm (ACI).- Uma menina de 10 anos, que engravidou após ser estuprada pelo próprio tio, foi submetida ao procedimento de aborto de sua filha, que já estava na 22ª semana de gestação; o caso gerou a o rechaço de bispos e de grupos pró-vida no Brasil.

A gravidez da menina, do município de São Mateus (ES), foi descoberta no início de agosto, após ser levada ao hospital com dores abdominais. Exame constatou a gravidez e a criança revelou que era estuprada pelo tio desde os 6 anos.

Na sexta-feira, 14 de agosto, a Justiçado Espírito Santo, por meio da Vara da Infância e da Juventude de São Mateus, autorizou o aborto. A decisão foi do juiz Antônio Moreira Fernandes, atendendo a um pedido do Ministério Público do Espírito Santo.

No Hospital das Clínicas, em Vitória (ES), onde a menina ficou internada no sábado, a equipe médica se recusou a praticar o aborto afirmando que “a idade gestacional não estava amparada na legislação”.

Entretanto, a criança foi levada para o Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiro (CISAM-UPE), no Recife (PE), onde o aborto foi finalmente praticado.

Em entrevista ao ‘Bom Dia Espírito Santo’, da TV Gazeta, o médico Olímpio Barbosa de Moraes Filho, gestor do Cisam, contou que no domingo “foi induzido o óbito fetal, por meio de medicamento” e que hoje “deve estar sendo expulso o feto” e “deve ser realizada a curetagem”.

O médico ainda informou que a equipe do Cisam “é treinada” e tem “experiência”, pois este “é um serviço de referência aqui desde 1996”.

Além disso, declarou que “a lei garante” a prática do aborto neste caso, pois, segundo ele, “no caso de estupro, a norma técnica é até 22 semanas, mas não é proibitivo acima de 22 semanas”.

Ainda no domingo, várias grupos em defesa da vida foram para frente do Cisam a fim de interceder e lutar pela defesa da vida da mãe e do bebê.

Por sua vez, o coordenador do Movimento Legislação e Vida, Prof. Hermes Rodrigues Nery, expressou, por meio de suas redes sociais o sentimento de muitos brasileiros que entendem o valor da vida: “realmente muito triste tudo isso”.
“Terrível o assassinato de um bebê de cinco meses, injetando a substância letal de cloreto de potássio em seu coração”.

“Mais triste ainda a tibieza de muitos que tem hoje poder de decisão e que poderiam ter agido com mais ênfase para ter evitado essa tragédia”, assinalou o acadêmico.

Prof. Nery indicou ainda que “esse caso poderá ser ainda manipulado para o STF voltar a colocar em discussão a ADPF 442”, isto é, a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental 442/2017, apresentada pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), que propõe a descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação.

“É lamentável que muitos que têm hoje poder de decisão tenham feito pouco do que poderiam. Até quando novas vítimas continuarão sofrendo esse horror? Realmente muito triste isso. Cada vez mais os indefesos e fragilizados da sociedade estão sem amparo”, completou.

Arcebispo de Recife lamenta o ocorrido

Na manhã desta segunda-feira, 17 de agosto, a Arquidiocese de Olinda e Recife emitiu uma nota assinada por seu Arcebispo, Dom Fernando Saburido, por meio da qual lamenta que tenham aplicado o aborto a menina de 10 anos.

“Como Arcebispo de Olinda e Recife, não posso calar diante desse fato. Se grave foi a violência do tio que vinha abusando de uma criança indefesa, culminando com violento estupro, gravíssimo foi o aborto realizado em Recife, quando todo o esforço deveria ser voltado para a defesa das duas crianças, mãe e filha”, expressou o Prelado.

Dom Saburido também indicou que, “infelizmente, Recife está criando fama de ‘capital do aborto’ e precisamos ‘combater o bom combate’ para mudar essa triste fama”.

Em concreto sobre o caso da menina de 10 anos e sua bebê de 22 semanas, o Arcebispo observou que tudo foi “realizado Às pressas, em dia de domingo com dificuldade de articulação, além das informações desencontradas”. Desse modo, assinala, o mandamento de Jesus, “não matarás”, “foi mais uma vez desrespeitado”.

“Solidarizo-me com as tantas vozes que se levantaram contra esse vergonhoso e lamentável acontecimento. Neste tempo de pandemia, tantos profissionais da saúde têm encantado o mundo e recebido homenagens, por conta de sua luta na defesa da vida das vítimas da Covid-19, chegando alguns deles a falecerem. Por outro lado, decepciona-nos perceber que ainda existam profissionais da saúde que se prestam à prática do aborto”, declarou.

Dom Saburido afirmou ainda que “este ato, mesmo com autorização judicial, não deve ser feito por uma pessoa de fé ou até incrédula consciente, por uma questão de respeito à Lei de Deus ou simplesmente por princípio ético, baseado no valor inviolável da vida”.

“Que Deus tenha misericórdia de nós e nos dê força para defender a vida, dom de Deus que somente Ele poderá tirar”, concluiu.

ACI Digital

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF