Translate

terça-feira, 20 de outubro de 2020

Por que Deus permite a doença? Alguns motivos espirituais

Shutterstock
por Philip Kosloski

Acredite: as doenças podem nos levar a um maior bem-estar espiritual.

Por que Deus permite a doença? Essa é uma pergunta que costumamos fazer quando somos acometidos pela enfermidade ou vemos um amigou ou familiar adoecer.

Antes de responder, precisamos, primeiramente, entender o sofrimento. E, embora o sofrimento no mundo possa remontar a Adão e Eva, Deus é capaz de transformar até as consequências do pecado em um bem maior. Portanto, as doenças que Ele permite podem nos levar a um maior bem-estar espiritual.

É por isso que São Paulo diz (Romanos 8,28) que todas as coisas podem trabalhar juntas para o bem. Da mesma forma, os santos frequentemente se referem à doença e ao sofrimento como “dádivas” de Deus. A doença pode não parecer um presente, mas se entendermos os caminhos de Deus, podemos deixar que esse dom nos transforme e nos aproxime Dele.

São Paulo da Cruz, por exemplo, refletiu sobre esta realidade. Disse ele:

“A doença é uma grande graça de Deus! Ela nos ensina o que somos; nela reconhecemos o homem paciente, humilde e mortificado. Quando a doença enfraquece e mortifica o corpo, a alma está mais disposta a elevar-se a Deus.”

De fato, ele acreditava firmemente que a doença pode nos aproximar de Deus. Além disso, seria através dela que estaríamos “mais dispostos” a elevar nossos corações e mentes ao nosso Criador.

Doença: paciência e humildade

Por outro lado, a doença pode nos ensinar a paciência e humildade. Essas são virtudes que estão entre as mais difíceis de adquirir.

No entanto, São Paulo da Cruz diz que precisamos aceitar a doença como se Deus a estivesse dando de suas mãos. Diz ele:

“Sem dúvida, a melhor maneira de adquirir aquela paz que nasce do amor de Deus, é aceitar todas as tribulações, sejam espirituais ou temporais, como vindo diretamente da mão paterna de Deus.”

Desta forma, podemos encontrar a paz interior através da doença, reconhecendo-a como parte do misterioso projeto de Deus para nossas vidas.

No entanto, isso não significa que não sentiremos a rebelião de nossos espíritos. Não fomos feitos para sofrer e, naturalmente, rejeitamos isso. Ser honesto com Deus sobre nossos sentimentos não significa, entretanto, que deixamos de aceitar sua Providência. Mas ter em mente que Deus é um Pai que sempre deseja o que é bom para nós nos ajudará a superar as cruzes diárias do mundo.

Em suma: existem muitas razões espirituais pelas quais Deus permitiria as doenças. O que precisamos lembrar, entretanto, é que Deus tem um plano de amor para nós.

Aleteia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF