Translate

domingo, 25 de outubro de 2020

As decisões que te ajudam a vencer a depressão todos os dias

Shutterstock_282875027- Iryna Kalamurza
por Pablo Tudela

Certas atividades permitem a secreção de endorfinas, serotonina, dopamina; elas permitirão que você relaxe e recupere o prazer de viver.

Estar triste não é estar deprimido. A depressão pode significar tristeza, mas a tristeza é mais uma emoção, necessária na medida certa para podermos nos expressar, nos compreender e crescer.

Na depressão, o que acontece é uma tristeza crônica e resistente. Por isso é importante vencer a depressão.

Podemos delinear três origens principais:

  1. Depressão endógena: de origem biológica / orgânica.
  2. Depressão exógena: devido a causas externas à pessoa.
  3. E a depressão mista (uma mistura de ambas) A mais comum é reativa a circunstâncias ou eventos pessoais.

Ajuda

Nem toda depressão precisa de ajuda profissional. De fato, isso depende do crescimento pessoal de cada um, das ferramentas e dos recursos de que dispõe.

Mas é comum que a gravidade da depressão exceda a capacidade de uma pessoa de se recuperar e controlar essa tristeza, essa desordem de vontade, essa apatia e desesperança.

Assim, é nesses casos que é necessária ajuda psicológica e/ou farmacológica. Mas isso não é tudo. Atrás de cada comprimido, atrás de cada consulta, começa a rotina da pessoa. As decisões que constroem o dia a dia.

Higiene vital

No início desse processo de enfrentamento da depressão, a margem de liberdade costuma ser baixa. Isso devido ao sofrimento presente, pela percepção de si mesmo, pela falta de força, pela visão parcial da realidade. Todavia, essa margem de liberdade, por menor que seja, deve ser empunhada pela pessoa como uma arma pequena, mas essencial e poderosa. Enfim, você precisa começar a trabalhar e cuidar de sua higiene vital.

Entendemos higiene vital como um conjunto de ações e hábitos que resultam no cuidado e acompanhamento das necessidades da pessoa. Enfim, esses hábitos vão desde os mais básicos (dormir, comer) até os mais elevados (inteligência emocional, espiritualidade, transcendência, vida de fé).

Necessidades básicas para vencer a depressão

As necessidades básicas são um pilar fundamental facilmente negligenciado.

  • Durma de 7 a 8 horas. Analise a qualidade do sono.
  • Tenha uma programação minimamente estruturada.
  • Coma bem em quantidade e qualidade.

Quando isso é devidamente feito, o que não é uma tarefa fácil, depois são analisados ​​os seguintes passos: Como essa pessoa se relaciona e com quem? Que apoios ela tem? Em quem você confia? Quem você ama?

Atitudes para vencer a depressão

Essas perguntas não devem ser feitas apenas na consulta. Mas a pessoa deve então trabalhar em seus relacionamentos pessoais, que sem dúvida foram afetados pela depressão.

Como a pessoa lida com o prazer? Ela tem fontes saudáveis ​​de prazer? Algum vício que está dificultando a recuperação?

É necessário ter um ritmo diário de atividades que promovam um prazer saudável com o qual secretamos nossas próprias endorfinas (prazer, relaxamento), nossa serotonina (prazer, satisfação), nossa dopamina (entusiasmo, motivação, capacidade de ação, recompensa).

Atividades para vencer a depressão

Recomenda-se que a própria pessoa reflita sobre quais atividades são melhores em termos de esforço e recompensa. Na verdade, é muito comum que as atividades não sejam encontradas imediatamente. Neste caso, é muito útil voltar nos anos, se necessário, à infância, e recuperar atividades por mais infantis que possam parecer.

Por último, mas não menos importante, cada pessoa que tem uma vida espiritual tem uma ferramenta extra que atravessa todas as camadas da pessoa. Uma ferramenta para pedir ajuda, para dar sentido ao sofrimento, para oferecer o insuportável. Enfim, esta etapa precisa das outras, mas ao mesmo tempo a transcende.

Portanto, há muitas coisas que uma pessoa que sofre de depressão pode fazer fora do trabalho com a psicoterapia e esperar que o tratamento tenha efeito.

Nesse sentido, a atitude passiva inicial típica da depressão deve ser orientada para uma atitude adulta e proativa. E para isso o para quê e o porquê são fundamentais. É nesse ponto que inevitavelmente encontramos a transcendência novamente, não importa o quanto às vezes queiramos evitá-la.

Aleteia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF