Translate

domingo, 8 de março de 2020

2º DOMINGO DA QUARESMA - Ano "A": LEVANTAI-VOS E NÃO TENHAIS MEDO

+ Dom Sérgio da Rocha
Cardeal Arcebispo de Brasília
A passagem bíblica da Transfiguração do Senhor ilumina a nossa vivência quaresmal. Somos chamados a responder “sim” à voz do Pai que nos convida a escutar Jesus Cristo: “Este é o meu Filho amado, no qual eu pus todo o meu agrado. Escutai-o” (Mt 17,5).
Para compreender bem o sentido da Transfiguração, é preciso recordar-se de que os discípulos tinham ficado escandalizados com o anúncio da paixão feito por Jesus, pois eles não podiam admitir que o Messias pudesse sofrer e morrer na cruz. A contemplação de Cristo transfigurado anima a fé dos discípulos, preparando-os para abraçarem a cruz e participarem da paixão. Necessitamos, hoje, refazer a experiência de Pedro, Tiago e João para poder dizer: “Senhor, é bom ficarmos aqui!” (Mt 17.4). Fazemos isso, de modo especial, por meio da oração pessoal e comunitária, da escuta da Palavra e do encontro com Cristo na Eucaristia. Contudo, para isso, é preciso dispor-se a subir “a alta montanha” (Mt 17,1), conforme a expressão empregada por Mateus, o que exige esforço e perseverança. Esta tarefa não condiz com acomodação ou preguiça na vida espiritual.
Embora seja necessário o empenho de cada um, o discípulo não sobe a montanha da Transfiguração contando somente com suas forças. “Sobe”, primeiramente, porque o Senhor o “tomou consigo”, isto pela graça de Deus que precede e acompanha a subida. Além disso, é preciso subir juntos a alta montanha, aceitando os outros discípulos como companheiros de caminhada. Os discípulos que vivem da oração, da escuta da Palavra e da Eucaristia são discípulos em comunhão, pela vivência da unidade eclesial, a começar da comunidade local.
Aqueles que sobem a montanha, uma vez encontrando-se com o Senhor transfigurado, não podem se instalarem comodamente, ainda que seja sincero o desejo de construir tendas para permanecer com ele. É preciso descer a montanha para evangelizar, contando com o Senhor Ressuscitado que acompanha e sustenta os seus discípulos na missão. Por isso, Jesus afirma: “levantai-vos e não tenhais medo” (Mt 17,7). E eles desceram em direção à multidão, especialmente, ao encontro dos doentes e sofredores. Ao invés do desânimo ou do medo, quem reza encontra sempre esperança e forças para caminhar, para dar testemunho da fé, para amar e servir.
Nesta Quaresma, a oração e a meditação devem ocupar um lugar muito especial na nossa vida. Ao mesmo tempo, a oração deve ser sempre acompanhada do amor fraterno e da disposição em servir os irmãos, especialmente os que mais sofrem.
Folheto: O Povo de Deus/Arquidiocese de Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF