Translate

quarta-feira, 11 de março de 2020

Papa aceita renúncia de Dom Murilo e nomeia Cardeal Sérgio da Rocha Arcebispo de Salvador

Dom Murilo Krieger e Cardeal Sérgio da Rocha / Fotos: CNBB
Vaticano, 11 Mar. 20 / 09:04 am (ACI).- O Papa Francisco aceitou nesta quarta-feira, 11 de março, a renúncia de Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger como Arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil e nomeou para substitui-lo o Cardeal Sérgio da Rocha, até então Arcebispo de Brasília.

Dom Murilo Krieger foi o 27º Arcebispo de Salvador, tendo assumido o cargo em 2011. Após completar 75 anos em outubro de 2018, apresentou seu pedido de renúncia ao Santo Padre, conforme estabelecido pelo Código de Direito Canônico.
Dentre as diversas atividades desenvolvidas ao longo de seu ministério episcopal, serviu como vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) de 2005 a 2018. Além disso, o agora Bispo emérito de Salvador coordenou o processo de canonização de Santa Dulce dos Pobres, a qual se tornou santa em 16 de outubro de 2019.
Já o novo Arcebispo de Salvador, Cardeal Sérgio da Rocha, nasceu em Dobrada (SP), em 21 de outubro de 1959. Estudou Filosofia no Seminário Diocesano de São Carlos e Teologia no Instituto de Teologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Também possui licenciatura em Teologia Moral pela Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo, e Doutorado na mesma disciplina na Academia Alfonsiana de Roma.

Foi ordenado sacerdote em 14 de dezembro de 1984, sendo incardinado na Diocese de São Carlos, onde serviu como pároco em Água Vermelha, vigário paroquial da Catedral e de Nossa Senhora de Fátima, em São Carlos; reitor da Capela São Judas Tadeu em São Carlos; responsável diocesano pela juventude; responsável diocesano pelo Serviço Vocacional; coordenador diocesano de Pastoral.
Desempenhou também as funções de diretor espiritual da Casa de Teologia em Campinas; reitor do Seminário Maior de Filosofia; reitor do Seminário Maior de Teologia; professor de filosofia no Seminário Diocesano; membro da equipe de formação para o Diaconato Permanente; membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores; professor de Teologia Moral na Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
Foi eleito Bispo auxiliar de Fortaleza (CE) em 13 de junho de 2001, tendo recebido a ordenação episcopal em 11 de agosto do mesmo ano. Em seguida, foi nomeado Bispo coadjutor de Teresina (PI), em 31 de janeiro de 2007, e se tornou Arcebispo em 3 de setembro de 2008. Em 15 de junho de 2011, foi transferido como Arcebispo metropolitano de Brasília.
Dom Sérgio da Rocha também foi presidente do Departamento de Vocações e Ministérios do Conselho Episcopal da América Latina (CELAM). Na CNBB, foi secretário e responsável pela Juventude e pelas Vocações do Regional Nordeste 1; presidente do Regional Nordeste 4; membro da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé, da Comissão Episcopal para a superação da miséria e da fome, da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada e do Conselho Permanente. De 2015 a 2019, foi presidente da conferência do episcopado brasileiro.
Foi criado Cardeal pelo Papa Francisco no consistório de 19 de novembro de 2016. É membro da Congregação para o Clero, do Conselho Ordinário da Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos e da Pontifícia Comissão para a América Latina.
Ao divulgar a notícia da nomeação de Cardeal Sérgio da Rocha como novo Arcebispo de São Salvador da Bahia, Dom Murilo Krieger publicou uma nota na qual expressa seus votos de que “o Senhor Bom Jesus do Bonfim, que com seus braços abertos acolhe todos os que sobem a Colina Sagrada, acolha este irmão que vem para a Bahia”.
“Nossa Senhora da Conceição da Praia, Padroeira deste Estado, interceda por este seu filho! E Santa Dulce dos Pobres seja para o Cardeal Dom Sérgio um exemplo de como ‘amar e servir’”, completou.
Por sua vez, o Cardeal Sérgio da Rocha enviou uma mensagem à Arquidiocese de Salvador, na qual ressaltou três palavras que expressam seus sentimentos: “agradecer, amar e servir”.
O Purpurado agradeceu a Deus, que o confia “a nova missão”, ao Papa Francisco, pela nomeação, a Dom Murilo, “pelo seu fraterno apoio e por sua generosa dedicação”, e “a todos os irmãos e irmãs que têm se dedicado ao serviço da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, pelo grande amor à Igreja”.
Além disso, declarou que desde a nomeação, voltou “o olhar e o coração para Salvador como minha nova família”. “Com amor de pai, irmão e amigo, assumo esta nova missão com esperança e alegria”, disse.
Por fim, assinalou que “quem ama a Igreja, participa de suas alegrias e dores e coloca-se ao seu serviço com generosidade” e, colocando-se como “servidor do Povo de Deus”, afirmou esperar “servir sempre, de coração, a Igreja de Salvador, valorizando o caminho que tem sido percorrido e apoiando as iniciativas pastorais em andamento”.
ACI Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF