Translate

segunda-feira, 2 de março de 2020

Orientações da Arquidiocese de Brasília para colaborar na prevenção do coronavírus

Tendo a vista a questão do coronavírus que está assolando o mundo e o nosso país a Arquidiocese de Brasília, dando sentido a campanha da fraternidade, nesta quaresma “vida, dom e compromisso”, ressalta o compromisso de proteger não somente a si próprio, mas também ao outro.
É preciso cautela para não gerar pânico na população. Muito cuidado com as informações equivocadas e falsas divulgadas, principalmente nas redes sociais.
Em carta enviada ao clero (28/2), dom Sergio, Cardeal Arcebispo de Brasília, orienta que “é importante levar em conta as orientações a respeito da higienização das mãos e outros cuidados divulgados pelas autoridades competentes.
Seguindo a postura pastoral adotada por algumas dioceses do Brasil, é aconselhável evitar o abraço da paz e a comunhão na boca, nas celebrações. Em caso de agravamento da situação, esta medida poderá se tornar obrigatória na Arquidiocese de Brasília através de uma nota oficial”.
 O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).
Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1. (Mistério  da Saúde)
Ações do Ministério da Saúde
O ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, tem falado constantemente que o mais importante para prevenção é a higienização, lavar as mãos corretamente e com frequência. “O brasileiro precisa aumentar o número de vezes que lava as mãos e o rosto durante o dia, para que a gente possa atravessar essa e outras situações. Esse é um hábito importante não só para questão respiratória, mas para outras doenças de circuito oral”, explica o ministro.
Desde que o vírus foi descoberto, o governo federal publicou no Diário Oficial da União a reativação de um Grupo de Trabalho Interministerial de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional e Internacional. O grupo já atuou em outras situações, como a pandemia de influenza, e agora atuará no caso do coronavírus.
O Ministério da Saúde tem realizado monitoramento diário da situação do coronavírus junto à Organização Mundial da Saúde, que acompanha o assunto desde as primeiras notificações. “Segundo o ministro da saúde, “Não existe um remédio específico que trate o coronavírus é repouso e medicação de apoio, além de acompanhar a evolução diária da doença”.
Além disso, o ministério tem tido uma preocupação importante com a informação pois, segundo o órgão, sempre que surgem novas doenças, começam também os boatos sobre elas. Para evitar a disseminação de mentiras sobre o coronavírus o ministério orienta que as pessoas confirmem se as mensagens são verdadeiras antes de repassá-las procurando o canal Saúde sem Fake News do Ministério da Saúde nas redes sociais. (CNBB)
 Para saber todas as informações oficiais sobre o coronavírus, clique aqui.
Arquidiocese de Brasília
https://arqbrasilia.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF