Translate

sábado, 18 de julho de 2020

São Frederico Arnolfo de Ultrecht

Santoral de Julho - 18 - São Frederico, Santo Arnolfo de Metz ...
Wattpad
Frederico nasceu por volta do ano 790. Apesar de ser neto do rei Radbon da Holanda, o jovem decidiu tornou-se missionário em Utrecht, Holanda. Seus sermões chamavam atenção dos líderes da Igreja que logo o convidaram a ser padre. Em 825, foi indicado para ser bispo.
Como bispo, se esforçou para combater os abusos das uniões incestuosas e enviou missionários para as áreas pagãs ao norte de sua diocese. Ele também censurou a imoralidade da nobreza, o que atraiu a inimizade da Imperatriz Judite, segunda esposa do imperador Luís, o Debonário.
Ainda lutou contra o Arianismo, doutrina herege difundida por Arius, bispo de Alexandria, no século IV, onde este afirmava que só existia um Deus verdadeiro, o “Pai”, ou seja, Jesus Cristo não era Deus. Arius foi excomungado no ano seguinte da divulgação de sua doutrina, e em 325, no Primeiro Concílio de Nicéia, a Igreja proclamou como Dogma a Santíssima Trindade, afirmando que existe apenas um Deus e Ele se apresenta em Três Pessoas que são iguais, consubstanciais e semelhantes: o Pai; o Filho e o Espírito Santo.
Neste concílio foi construído a primeira parte do Credo Niceno-constantinopolitano. Mas, a doutrina do Arianismo ainda continuava presente no tempo de Frederico, século VII, que ele eliminou com sua catequese a partir da explicação do Credo, que foi totalmente formulado no ano de 381, no Concílio de Constantinopla. O resultado foi à conscientização social da comunidade, que procurando viver à espiritualidade da Santíssima Trindade, não se deixou levar pelos líderes políticos que pregavam o Arianismo.
Seu mandato durou 18 anos, tendo em vista que, em 838, após a celebração da santa missa, enquanto agradecia pela cerimônia realizada, dois homens chegaram a apunhalá-lo com espadas, que foram cravadas em seu peito. Segundo alguns escritos, o bispo morreu dizendo: “na presença do Senhor, continuarei o meu caminho na terra dos vivos”.
Frederico foi elevado aos altares com os clérigos da igreja de Utrecht na Holanda que edificou por suas virtudes, austeridades e orações.
São Frederico, rogai por nós!
Oração
Que possamos, como São Frederico de Ultrecht, ser um conhecedor das Sagradas Escrituras e ter a coragem de defender e propagar os valores cristãos das famílias e nas famílias, sem medo de proclamar os valores do Reino de Deus e testemunhar com a vida que cremos na Santíssima Trindade, ou seja, em um Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Reflexão
Há duas versões sobre o seu martírio: primeira, que os assassinos estariam a mando da Imperatriz Judite; segunda, que os mandantes do crime tenham sido os políticos de Walcheren. Mas, com certeza, foi martirizado por pregar a favor da moralização das famílias de sua diocese.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF