Translate

quinta-feira, 30 de julho de 2020

Espanha celebra os 50 anos da proclamação de Santa Teresa de Jesus como Doutora da Igreja

Santa Teresa de Jesus // Guadium Press
Santa Teresa de Jesus foi a primeira mulher a receber o título de Doutora da Igreja.

Espanha – Ávila (29/07/2020 10:00, Gaudium Press) No próximo dia 27 de setembro, se recordará a proclamação de Santa Teresa de Jesus como Doutora da Igreja, ato realizado há 50 anos pelo Papa Paulo VI.
Para celebrar esta data, a Arquidiocese de Ávila e os Carmelitas Descalços, junto com a Universidade Católica de Ávila estão organizando uma série de eventos, dentre os quais se destaca um Congresso Internacional.

Congresso Internacional

Intitulado como “Mulher Excepcional. Cinquenta anos do Doutorado de Santa Teresa de Jesus”, o evento está programado para ocorrer entre os dias 12 e 15 de abril de 2021, e terá como objetivo ser um marco de encontro, diálogo e debate científico.
Por esta razão, foi reservado um espaço para a apresentação de trabalhos de pesquisa relacionados com algum dos núcleos temáticos do Congresso: Teologia espiritual. A mística no contexto acadêmico nos séculos XX e XXI; Mulher e Igreja; Relações, paralelismos e contrastes entre Santa Teresa de Jesus e outros Santos doutores e doutoras da Igreja e Nova evangelização.
O Congresso contará com a presença do Cardeal Aquilino Bocos, do Cardeal Dr. Ricardo Blázquez Pérez, do Dr. Emilio Martínez ocd, do Dr. Silvano Giordano ocd, do Dr. Rómulo Cuartas Londoño ocd, da Dra. Marianne Schlosser, da Dra. Beatriz de Ancos Morales, do Dr. Burkard M. Zapff e do Dr. Lothar Wehr, que abarcarão a vida e obra de Santa Teresa a partir de diferentes perspectivas.

Conferência e Missa na Catedral de Ávila

A apresentação oficial do Congresso será realizada no próximo dia 27 de setembro através de uma conferência ministrada na Catedral de Ávila com o seguinte tema “Teresa de Jesus: Um verbo irregular. Por que segue cativando-nos?”. Em seguida será celebrada uma Missa. Ambos atos poderão ser acompanhados através da página do evento (clique aqui).

Primeira Doutora da Igreja

Santa Teresa de Jesus foi a primeira mulher a receber o título de Doutora da Igreja. Na homilia da cerimônia de 27 de setembro de 1970, o Papa São Paulo VI comentou que “esta santa tão singular e tão grande, suscita em nosso espírito uma série de pensamentos. A vemos diante de nós como uma mulher excepcional, como uma religiosa que, envolta toda ela de humildade, penitência e simplicidade, irradia em torno de si a chama de sua vitalidade humana e de sua dinâmica espiritualidade; a vemos, ainda, como reformadora e fundadora de uma histórica e insígne Ordem religiosa, como escritora genial e fecunda, como mestra de vida espiritual, como contemplativa incomparável e incansável alma ativa”. (EPC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF