Translate

quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Quem ocupará o lugar dos presbíteros mortos por Covid-19? Sacerdote faz esta reflexão

Foto referencial. Crédito: Unsplash

Cidade do México, 28 jan. 21 / 09:05 am (ACI).- Em uma reflexão sincera, Pe. José de Jesús Aguilar, vice-diretor de Rádio e Televisão da Arquidiocese do México, perguntou a si mesmo: quem ocupará o lugar dos sacerdotes falecidos por causa da pandemia do coronavírus Covid-19 no México?

Em um vídeo publicado em 27 de janeiro, Pe. Aguilar disse que “tenho a certeza que muitos de vocês estão experimentando a dor que sinto pela perda de tantas pessoas por causa da Covid: pais, maridos, esposas, filhos, aquele que era o sustento da família”.

"E também, é claro, no mundo do sacerdócio estão falecendo companheiros, bispos e aqueles que eu pensava que poderiam ser meus sucessores durante longo tempo".

Pe. Aguilar recordou que “durante muito tempo, mais de 25 anos, fui professor no Seminário Conciliar, e ali vi como chegavam os seminaristas entusiasmados, entusiasmados por servir a Deus no sacerdócio. Tive que dar aulas para muitos deles e ver como se ordenavam e como continuavam depois com grande entusiasmo, com grande criatividade, o seu ministério em diferentes paróquias”.

“É o caso do Jorge Luís, um padre muito mais novo do que eu, que foi aluno meu e que infelizmente neste momento está sendo cremado”, disse.

O sacerdote mexicano disse que o vazio deixado pelos presbíteros falecidos não afeta apenas o campo litúrgico, embora “haja quem pense que o sacerdote se dedica apenas a celebrar a Santa Missa ou administrar os sacramentos”.

Pe. Aguilar ressaltou que os padres também exercem o seu ministério na área da educação, na área da caridade, na pastoral carcerária e para os migrantes, entre muitas outras.

“Nos últimos meses as mortes de sacerdotes não aconteceram como normalmente acontecem, que vai falecendo talvez o mais velho, aquele que ficou doente, mas geralmente em idade avançada”, continuou.

Mas, destacou, "neste momento a Covid devastou mais de 150 padres pelo menos até os últimos dias".

"Isso significa que pelo menos 150 comunidades, paróquias, ficaram sem um sacerdote que possa oferecer os sacramentos, que possa acompanhar as pessoas espiritualmente, que possa celebrar a Santa Missa".

Diante disso, destacou, “o grande problema é que nos últimos anos as vocações sacerdotais reduziram notavelmente”, porque “em alguns lugares são ordenados 10, 12, 8, 5 sacerdotes por ano”.

“E se pensarmos que nesta época, em menos de um ano, morreram não só bispos, mas também mais de 150 sacerdotes, como vai ser preenchido esse vazio nas paróquias, nas capelas, como vai ser respondida a necessidade que tantas pessoas têm de um acompanhamento espiritual?”.

Pe. Aguilar indicou que dirige esta mensagem sobretudo “aos jovens, porque possivelmente muitos jovens neste momento estão recebendo o chamado à vocação sacerdotal. Cristo, Deus está dizendo a eles: 'Preciso que você siga os meus passos, preciso que em sua consciência se pergunte se estou chamando você para que possa servir a seus irmãos por meio do ministério sacerdotal'”.

O sacerdote mexicano encorajou “todos os jovens, especialmente aqueles que sentem este chamado do Senhor para servi-lo no ministério sacerdotal, a entrarem em contato quando possível com o seu pároco, com o sacerdote mais próximo, para que assim com a sua entrega, possam ir fazendo com que este buraco tão grande, esta carência de sacerdotes tão grande que a Covid está deixando, possa ser resolvida da melhor maneira”.

Ao finalizar a sua reflexão, Pe. José de Jesús Aguilar encorajou-nos a continuar “todos unidos pedindo pelos doentes da Covid, pelos infectados, médicos, enfermeiras, etc. E também oferecendo orações por aqueles que partiram, por todos aqueles que o Senhor chamou à sua presença, para que o Senhor perdoe seus pecados, conceda-lhes a vida eterna e, acima de tudo, leve em consideração as boas obras que fizeram”.

“Como também por aqueles sacerdotes que fizeram tanto bem e que agora estão na presença do Senhor”, disse.

De acordo com o último relatório do Centro Católico Multimedial (CCM), cinco bispos mexicanos e mais de 150 padres morreram de Covid-19 no país.

Como resultado da pandemia, dois religiosos, cinco religiosas e nove diáconos também morreram.

De acordo com o Governo do México, até 26 de janeiro deste ano, foram confirmados mais de 1,9 milhão de casos de Covid-19 e mais de 171 mil mortes foram registradas em todo o país.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

ACI Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF