Translate

segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Papa pede que Assembleia Eclesial da América Latina não seja uma elite com ideologia

CNBB

Vaticano, 25 jan. 21 / 09:08 am (ACI).- O Papa Francisco encorajou neste dia 24 de janeiro que a próxima Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe “não seja uma elite separada do santo povo fiel de Deus" com uma ideologia, porque "não se esqueça, somos todos parte do povo de Deus, somos todos parte dele".

Ao participar da cerimônia virtual de anúncio da Assembleia Eclesial, que se realizará de 21 a 28 de novembro de 2021 com sede no México e sob o lema "Somos todos discípulos missionários em saída", o Santo Padre manifestou o desejo de "estar ao lado de vocês neste momento e na preparação até novembro”.

O Papa destacou que “é a primeira vez” que se realiza uma Assembleia eclesial. “Não é uma Conferência do Episcopado Latino-americano como as anteriores, a última, Aparecida. Hoje ainda temos muito que aprender”.

“Não, é outra coisa. É uma reunião do Povo de Deus: leigas, leigos, consagradas, consagrados, sacerdotes, bispos, todo o povo de Deus que vai caminhando. Se reza, se fala, se pensa, se discute, se busca a vontade de Deus”, indicou.

O Papa Francisco destacou que o evento deve ser realizado “junto com o povo de Deus: que esta Assembleia não seja uma elite separada do santo povo fiel de Deus. Junto com o povo: não se esqueça, somos todos parte do povo de Deus, somos todos parte dele”.

“Fora do povo de Deus surgem as elites, as elites iluminadas por uma ideologia ou outra, e esta não é a Igreja”, advertiu.

O Santo Padre frisou que “a Igreja se dá no partir do pão, a Igreja se dá com todos, sem exclusão. Uma Assembleia de Igreja é o sinal de uma Igreja sem exclusão.”

Outro ponto importante que o Papa destacou em sua mensagem de vídeo “é a oração. O Senhor está em nosso meio. Que o Senhor se faça ouvir, daí nosso pedido de que Ele esteja conosco”.

Ao finalizar a sua mensagem, o Papa disse: “acompanho vocês com as minhas orações e os meus bons desejos. E sigam em frente, com coragem. Que Deus abençoe vocês. E, por favor, não se esqueçam de rezar por mim”.

Na cerimônia de anúncio da Assembleia Eclesial também participaram o Arcebispo de Trujillo (Peru) e presidente do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), Dom Miguel Cabrejos Vidarte; o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Dom Walmor Oliveira de Azevedo; o Presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina, Marc Ouellet; e o Arcebispo de Monterrey e presidente da Conferência do Episcopado Mexicano, Rogelio Cabrera López.

O evento culminou com a celebração da Santa Missa na Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe, presidida pelo Arcebispo Primaz do México, Cardeal Carlos Aguiar Retes.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

ACI Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF