Translate

terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Local do batismo de Jesus é na Jordânia, não em Israel

Producer | CC BY-SA 3.0
por J-P Mauro

"Betânia além da Jordânia" é o lugar onde Cristo foi batizado e hoje é Patrimônio Mundial da UNESCO.

O Patriarca Latino de Jerusalém reafirmou o local do batismo de Jesus Cristo como na margem oriental do rio Jordão, na Jordânia. A Igreja Católica identificou “Betânia além da Jordânia”, um Patrimônio Mundial da UNESCO, como o lugar onde João Batista batizou Jesus Cristo.

O arcebispo Pierbattista Pizzaballa fez a declaração para esclarecer a confusão sobre a localização do importante local cristão. Em uma notícia recente, Israel anunciou a conclusão de um projeto para remover minas terrestres de um “local de batismo” no lado oeste do rio Jordão.

O arcebispo Pizzaballa disse ao Catholic News Service:

“É claro a partir do histórico, arqueológico e, na verdade, todos os pontos de vista que o verdadeiro local do batismo de Jesus Cristo (no rio Jordão) está no lado jordaniano. Tradicionalmente, historicamente e de acordo com a Bíblia, é deste lado.”

“Betânia além da Jordânia” foi escavada há mais de 25 anos, revelando fundações de igrejas dos romanos e bizantinos. Acredita-se que esses edifícios foram construídos para comemorar o local do batismo de Cristo. Desde então, “Betânia além da Jordânia” se tornou um ponto de encontro para os peregrinos, recebendo mais de 100.000 visitantes por ano.

Uma benção para o turismo

Na entrevista ao CNS, o arcebispo Pizzaballa passou a chamar a capela de São João Batista, do lado israelense, de atração turística. Ele sugeriu que, enquanto nas proximidades de “Betânia além do Jordão”, não é o local do batismo de Jesus. Ele disse:

“Existem milhões de peregrinos do outro lado (Israel e Cisjordânia) e eles querem explorar o lugar. A lógica deles é que temos milhões de peregrinos que não podem ir à Jordânia, então eles oferecem o outro lado. Agora, após a preparação do local, eles viram o potencial turístico e, suponho, de negócios.”

O debate sobre a localização foi amplamente encerrado em 2015, quando a UNESCO nomeou “Betânia além da Jordânia” como Patrimônio Mundial. A UNESCO tomou a decisão após seguir a orientação de dois papas. Em 2000, São João Paulo II esteve presente na inauguração de “Betânia além da Jordânia”, ocasião em que o pontífice reconheceu o local como tal. Este sentimento foi ainda apoiado pelo Papa Bento XVI, quando visitou o local em 2009.

No lado israelense do rio, dezenas de minas terrestres colocadas em meados do século 20 foram finalmente removidas. A capela de São João Batista voltou recentemente aos seus antigos zeladores franciscanos e as missas foram retomadas. Espera-se que a área, do outro lado do rio do local do batismo jordaniano, acrescente vários prédios de igrejas e se torne uma atração turística popular.

Aleteia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF