Translate

quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Igreja católica à venda na internet

Guadium Press
Um templo católico, em Bursa – Turquia, foi posto à venda na internet, para ser um centro cultural ou mesmo hotel.

Istambul – Bursa 26/01/2021, 16:30, Gaudium Press) A  informação encontra-seem um artigo assinado por Marian Demir e estampado no site asianews.org.

O anúncio da venda da igreja, que pertencia aos católicos, antes do genocídio  armênio,  já está na internet há quase uma semana.

A revelação foi feita pelo Arcebispo Levon Zekiyan, que afirmou: “a comunidade armênia não tem meios financeiros para comprar esta igreja”.

Tristeza para a comunidade católica

O templo à venda fica na cidade de Bursa. Está cidade é uma famosa estância turística, no sul do Mar de Mármara e nas encostas do antigo Monte de Mesa.

O anúncio da venda explica, com detalhes,  que a igreja após a mudança demográfica de 1923, passava a ser “propriedade particular” e foi usada como depósito de tabaco e fábrica de tecelagem.  Essa “mudança demográfica” segundo Mirian alude vagamente ao genocídio dos armênios, onde houve o desaparecimento de muitas comunidades católicas no inicio do século XX.

Reação

O Patriarcado Apostólico Armênio em comunicado mostrou sua perplexidade, afirmando que: “é uma coisa muito triste que algumas pessoas vejam uma igreja como uma mercadoria comercial ou uma fonte de renda”.

Outro parlamentar, Garo Pylan, de etnia armênia do partido de oposição HDP, denuncia: “Uma igreja armênia à venda em Bursa. Mas é possível colocar um local de culto à venda? Como o estado e a sociedade podem permitir tudo isso? Vocês deveriam envergonhar-se!”. (PJS)

https://gaudiumpress.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF