Translate

sábado, 30 de outubro de 2021

O Papa encontra a pequena Fiammetta "que moveu o mundo"

Fiammetta Melis esperando para ser recebida pelo Papa Francisco |
Vatican News

O Papa Francisco encontrou na manhã deste sábado Fiammetta Melis que com o pai e a mãe vieram do Trentino para contar a sua história: ela transformou as restrições da pandemia que a obrigam a estudar à distância, numa oportunidade criativa e feliz para continuar ajudando o pai pastor, crescer no conhecimento da natureza e envolver seus companheiros em tudo isso. A sua história num livro doado a Francisco.

Emanuela Campanile e Gabriella Ceraso – Vatican News

Fiammetta está emocionada e não consegue falar, então é seu pai Massimiliano Melis, de origem sarda, mas apaixonado pelas Dolomitas, que toma a palavra para contar a história de um encontro tão sonhado com o Papa. Fiammetta toma a iniciativa e no início de outubro escreve uma carta a Francisco. Ela conta ao Pontífice que tem a sorte de poder estudar ao ar livre, no ar fresco. Ela não só lhe confidenciou seu desejo de conhecê-lo, mas também lhe sugeriu encorajar todas as crianças a não terem medo, a nunca se desencorajarem. Depois de uma semana, chegou um telefonema: "Eu estava comendo", lembra o Sr. Melis, "quando o telefone tocou. Eu respondi e uma pessoa me disse: não se espante. Estou ligando do Vaticano, não é brincadeira. Recebemos a carta e, se quiserem, vocês são convidados do Papa Francisco".

Aos dez anos esta menina que estuda na escola primária de Mezzolombardo, no Trentino, ficou famosa após uma foto tirada por seu pai enquanto estuda à distância perfeitamente integrada e feliz nas montanhas, pastando entre as cabras que Massimiliano cria no Val di Sole entre as pastagens que possui. "Temos animais, e a natureza sempre a fascinou", nos diz ao telefone logo depois da audiência. "As palavras do Papa Francisco sobre a criação, suas homilias, Fiammetta sempre as escutou com muita atenção". A pergunta do Papa foi curiosa: "O que você fez Fiammetta, para mover o mundo com sua maneira de ser? Você é como suas cabrinhas... caminha livre nas montanhas. Você é uma menina muito sortuda!" "O Papa Francisco também prometeu nos visitar nas montanhas do Trentino". O pai da menina não falou em voz alta, ele ainda estava incrédulo, como sua filha, mas depois com uma voz alta contou quase tudo de uma vez: "O Papa disse a Fiammetta: ontem conheci Biden, o presidente dos Estados Unidos, hoje o primeiro-ministro indiano e agora é a sua vez, que é a princesa das famílias... e a abraçou. Eu gostaria que todos tivessem esta experiência. Parece-me estar em família!"

O Papa Francisco e Fiammetta Melis | Vatican News

Papa Francisco e Fiammetta Melis

A vida de Fiammetta é assim: animais, ternura, pastoreio e depois estudo, escrita, computador e deveres de casa. Ela conhece os segredos da escola, bem como os diferentes pontos das montanhas onde pode encontrar seus animais. O segredo entre o Papa e a menina é um livro que Fiammetta escreveu e deu de presente ao Francisco no qual ela conta sua história. O livro entregue hoje traz as assinaturas de todos os coleguinhas de Fiammetta, que esperam o seu retorno para saber o que aconteceu. A sua história que agradou ao Papa, também lhe valeu como presente uma camiseta do Cagliari do qual ela é fã, pois se tornou "um símbolo de resistência e resiliência: um exemplo para aqueles que, num período tão difícil da pandemia, sabem se adaptar às circunstâncias e olhar positivamente para o futuro".

Fiammetta Melis | Vatican News

Fonte: Vatican News(https://www.vaticannews.va/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF