Translate

sexta-feira, 3 de maio de 2024

Melquisedec: sacerdote e rei

Melquisedec: rei de Salém | Catequistas Brasil

Melquisedec: sacerdote e rei

Etim. Hebraica: meu rei (é) (o deus) Sedec

ANTIGO TESTAMENTO

O nome aparece duas vezes. Gn 14, 18-20 afirma que esse personagem é o “rei de Salém” (nome da Jerusalém primitiva), sacerdote de El-Elyôn, “o Deus Altíssimo, Criador do céu e da Terra” (divindade suprema  do panteão cananeu, adorada nesta cidade). Em nome de seu deus, ele abençoa Abraão que lhe apresenta o dízimo. E depois, o Sl 110, 4 cita um oráculo associando em Melquisedec sacerdócio e realeza.

Melquisedec, rei de Salém, trouxe pão e vinho; ele sacerdote do Deus Altíssimo, Ele pronunciou esta bênção: “Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo que entregou teus inimigos entre tuas mãos.” E Abrão lhe deu o dízimo de tudo. (Gn 14, 18-20)

As frases do Gênesis interrompem o contexto: o diálogo entre Abraão e o rei de Sodoma. Estamos portanto diante de uma tradição relativamente tardia, destinada a estabelecer relação entre Jerusalém e Abraão. O patriarca recebeu a bênção do deus venerado em Jerusalém: este deus lhe deu o domínio sobre seus inimigos e suas riquezas. A bênção lhe foi transmitida pelo sacerdote do santuário a quem Abraão respeitosamente ofereceu uma parte dos seus bens.

Esta relato deve então ter servido, primeiro, para realçar o sentido – e, por conseguinte, justificar – da tomada de Jerusalém por Davi e da elevação desta cidade e de seu santuário, de origem jebuseia, ao status de capital do reino e do santuário nacional (o autor vê neste fato o cumprimento da bênção dada a Abraão); e, em segundo lugar, para justificar a manutenção do sacerdote Sadoc (que tem o nome do deus cananeu Sedec e devia ser o seu sacerdote) ao lado de Abiatar, há muito tempo companheiro sacerdotal de Davi (1Sm 22, 21-23. Descendente do remoto antepassado Melquisedec, que Abraão tinha honrado e cuja bênção aceitara, este sacerdote Sadoc parece um autêntico javista. O versículo 4 do Sl 110 pode então ser lido como o eco de uma frase real, dirigida por Davi ao sacerdote Sadoc, para afirmar a legitimidade javista daquele que era “sacerdote como Melquisedec”.

Iahweh jurou e jamais desmentirá: “Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedec”. (Sl 110, 4)

NOVO TESTAMENTO

É com extrema liberdade que os autores utilizam as duas alusões veterotestamentárias a Melquisedec. Essa liberdade é um prolongamento daquela com a qual o judaísmo comentara o significado desta antiga personagem. A Igreja vê portanto em Melquisedec uma figura de Jesus Cristo, e por diversos motivos.

Melquisedec era sacerdote e rei. Cristo é sacerdote “como Melquisedec”, por unir em sua pessoa, como ele, sacerdócio e realeza (Hb 5, 6.10; 6, 20). Melquisedec é mencionado no Gênesis sem que se diga uma palavra de seus ancestrais; ao contrário, os sacerdotes judeus se orgulham de sua ascendência aarônica, que serve de fundamento a suas funções. Cristo, estranho a sua linhagem sacerdotal, que é a única habilitada para o exercício do sacerdócio, é portanto sacerdote por vocação divina e não por descendência, e nisso é também semelhante ao rei de Salém. O sacerdócio desse rei, estranho à linhagem de Aarão, foi reconhecido e venerado por Abraão, o próprio ancestral de Aarão. Mediante esse antepassado remoto, os aarônidas venceram então o sacerdócio de Melquisedec, imagem do sacerdócio de Cristo. De maneira semelhante, o sacerdócio de Cristo deve ser reconhecido e venerado por todos os filhos de Aarão e até mesmo por todos os descendentes de Abraão.

Este Melquisedec é, de fato, rei de Salém, sacerdote de Deus Altíssimo. Ele saiu ao encontro de Abraão quando esse regressava do combate contra os reis, e o abençoou. Foi a ele que Abraão entregou o dízimo de tudo. E o seu nome significa, em primeiro lugar, “Rei de Justiça”; e, depois, “Rei de Salém”, o que quer dizer “Rei da Paz”. É assim que se assemelha ao Filho de Deus, e permanece sacerdote eternamente. (Hb 7, 1-2.3b)

Fonte: Dicionário Bíblico Universal – Págs. 511/512 – Ed. Santuário, Aparecida-SP -SP e Ed. Vozes, Petrópolis-RJ - 1997

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF