Translate

sexta-feira, 3 de maio de 2024

Os animais de estimação serão ressuscitados como nós?

© Robert Kamanov I Shutterstock
Lucandrea Massaro publicado em 13/12/14 atualizado em 02/05/24
Uma pergunta que assombra a mente de quem ama os animais é: o que acontecerá com os animais de estimação no fim dos tempos? Eles serão ressuscitados ou não?

Os animais serão ressuscitados ou não? Para Gianluigi Pasquale, frade menor capuchinho e professor de teologia fundamental na Pontifícia Universidade Lateranense, a chave é entender o que é a Ressurreição , que consiste na reunião da alma e do corpo, que só as pessoas têm.

Reintegrado à vida de outra maneira

Neste sentido, não é apropriado falar da ressurreição dos animais. Mas será que isto significa que os animais estão simplesmente destinados a desaparecer? Não: serão reintegrados na vida, mas de uma forma diferente.

Papa falou da doutrina da Ressurreição, referindo-se naturalmente às pessoas que depositam a sua esperança em Cristo.

Porém, uma pergunta recorrente também vem à mente: O que acontecerá com meu cachorro? Qual é o destino dos animais na história da salvação?

Toda a Criação retornará para Deus

Deus Pai previu que a criação do Homem (como diz Tomás de Aquino ) será "um afastamento de Deus e um regresso a Deus" ( exitus a Deo e redditus ad Deum ). Este caminho é garantido por Cristo.

A confirmação nos vem de São Paulo, que diz: “Todas as coisas foram feitas nele, por meio dele e para ele” ( Cl 1,16 ). Toda a Criação retornará a Deus, exceto o pecado.

O homem, que é imagem e semelhança de Deus, retornará ao Pai. Tudo isso é garantido pelo Espírito Santo e acontecerá com a ressurreição dos corpos.

A criação e as criaturas também “experimentam as dores do parto, esperando voltar para aquele Deus que as criou” ( Rm 8:22 ).

Pensemos também nas sugestivas imagens presentes no Cântico das Criaturas de São Francisco.

Eles não vão subir como homens

Em termos simplificados, os cães e os gatos não ressuscitarão como os homens, mas graças aos homens que os amaram, serão reintegrados naquele retorno a Deus que os criou.

Os animais percebem que foram criados e expressam isso com o desejo de voltar para Deus: “todas as criaturas louvem ao Senhor”, dizem os Salmos do Antigo Testamento.

A ressurreição da carne corresponde apenas aos homens e às mulheres, mas o resto da criação não está destinado a desaparecer, a uma dissolução sem sentido.

Por que é impensável, por exemplo, que os animais que mais amamos em nossas vidas não ressuscitem conosco no final dos tempos?

A alma humana

O que acontece imediatamente após a nossa morte? Imediatamente depois, nossa alma (uma forma popular de designar o eu que somos) vê a Glória de Deus. É por isso que incensamos os mortos. Esperando para se reunir com o corpo no final dos tempos.

Esta “alma” (Constituição Apostólica Benedictus Deus de 1336), é – por assim dizer – uma “mistura” de corpo e alma, é um “eu substancial” no qual carregamos conosco todas as relações que vivemos em nossa vida. vidas.

Portanto, também as relações emocionais que tivemos com os nossos animais domésticos.

A imortalidade da alma me afeta, mas também existe um “nós”, porque é o conjunto de relações entrelaçadas durante a nossa vida.

O teólogo e estudioso bíblico Paolo De Benedetti – mas antes dele Andrew Linzey e muitos outros – questionou-se sobre a possibilidade de uma “teologia dos animais”. Há espaço para uma reflexão sobre os animais na Igreja Católica?

A reflexão da Igreja sobre os animais

Certamente há espaço, na Igreja há pelo menos quatro pontos firmes sobre essas questões:

– A Igreja Católica sempre foi um dos primeiros sujeitos a lutar pela preservação da Criação. A criação é a relação entre o que existe e o seu Criador, dizendo “Eu dependo Dele”.

– É preciso guardar a Criação ( Gênesis 1, 26-28 )

– A Igreja percebeu (no cenário da pós-modernidade) que o homem exigiu da Criação mais do que ela poderia dar. Como diz Leopardi na “Ginestra”, a Natureza pede uma espécie de resgate.

– A Igreja está empenhada (materialmente através da Comissão Justiça e Paz ) para que o homem possa tornar mais habitável a Casa que Deus lhe confiou.

– A diferença radical entre o homem e o animal está no Logos, na capacidade de falar.

– O homem fala em diálogo; Falta reciprocidade no animal, ele não pode se relacionar completamente com o homem. E aqui devemos distinguir entre actus humanum e actus hominis . Até beber um copo d’água para nós é um ato cultural, é um ato humano.

Atos humanos

Depois há os atos humanos, aqueles em que nos expressamos como seres que amamos. Aqui está a semelhança com Deus. Posso perdoar alguém que me trai, não um animal.

É por isso que é inapropriado falar de ressurreição para eles. Os animais não possuem esse dispositivo dialógico, mesmo que pudessem ser ressuscitados, não o desejariam. Eles querem se unir a Deus como seu Criador, mas através de nós.

Fonte: https://es.aleteia.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF