Translate

quarta-feira, 5 de junho de 2024

O Credo do Povo de Deus (2)

São Paulo VI (Canção Nova)

Arquivo 30Dias – 06/1998

O Credo do Povo de Deus

O texto da Profissão de Fé que Paulo VI pronunciou em 30 de junho de 1968, no final do Ano da Fé anunciado por ocasião do XIX centenário do martírio dos apóstolos Pedro e Paulo em Roma.

O texto da Profissão de Fé proclamada por Paulo VI em 30 de junho de 1968

Acreditamos que em Adão todos pecaram: o que significa que o pecado original cometido por ele fez com que a natureza humana, comum a todos os homens, caísse num estado em que suporta as consequências desse pecado, e que já não é o estado em que foi encontrada desde o início nos nossos primeiros pais, constituídos na santidade e na justiça, e nos quais o homem não conheceu o mal nem a morte. É a natureza humana assim caída, despojada da graça que a cobria, ferida nas suas próprias forças naturais e submetida ao domínio da morte, que é transmitida a todos os homens; e é neste sentido que todo homem nasce em pecado. Professamos, portanto, com o Concílio de Trento, que o pecado original se transmite com a natureza humana, “não por imitação, mas por propagação”, e que é, portanto, “próprio de cada um” (19). 

Cremos que Nosso Senhor Jesus Cristo, através do Sacrifício da Cruz, nos redimiu do pecado original e de todos os pecados pessoais cometidos por cada um de nós, de tal forma que – segundo as palavras do Apóstolo – «onde o pecado abundou, a graça abundou" (20). 

Cremos num só Batismo instituído por Nosso Senhor Jesus Cristo para a remissão dos pecados. O batismo deve ser administrado também às crianças que ainda não foram culpadas de nenhum pecado pessoal, para que elas, nascidas sem a graça sobrenatural, renasçam “da água e do Espírito Santo” para a vida divina em Jesus Cristo (21). 

Cremos na Igreja una, santa, católica e apostólica, construída por Jesus Cristo sobre esta rocha, que é Pedro. É o Corpo místico de Cristo, ao mesmo tempo uma sociedade visível, composta de corpos hierárquicos, e uma comunidade espiritual; é a Igreja terrena, o Povo de Deus peregrino aqui embaixo, e a Igreja repleta de bens celestes; é o germe e as primícias do Reino de Deus, através do qual a obra e as dores da Redenção continuam no tecido da história humana, e que aspira à sua perfeita realização além do tempo, na glória (22) . Com o tempo, o Senhor Jesus forma a sua Igreja através dos Sacramentos, que emanam da sua plenitude (23) . É com eles que a Igreja faz com que os seus membros participem no Mistério da Morte e Ressurreição de Cristo, na graça do Espírito Santo, que lhe dá vida e ação (24) . É, portanto, santa, embora inclua no seu seio os pecadores, pois não possui outra vida senão a da graça: precisamente vivendo a sua vida, os seus membros santificam-se, assim como, ao afastarem-se da sua vida, caem em pecados. e distúrbios, que impedem a radiação de sua santidade. Por isso a Igreja sofre e faz penitência por tais pecados, dos quais também tem o poder de curar os seus filhos com o Sangue de Cristo e o dom do Espírito Santo.

Herdeira das promessas divinas e filha de Abraão segundo o espírito, através daquele Israel cujas Escrituras ela guarda e venera com amor os Patriarcas e os Profetas; fundada nos Apóstolos e transmitindo, de século em século, a sua palavra sempre viva e os seus poderes de Pastores no Sucessor de Pedro e nos Bispos em comunhão com ele; Constantemente assistida pelo Espírito Santo, a Igreja tem a missão de guardar, ensinar, explicar e difundir a verdade, que Deus manifestou de forma ainda velada através dos Profetas e plenamente através do Senhor Jesus . a Palavra de Deus, escrita ou transmitida, e que a Igreja se propõe crer como divinamente revelada tanto com um julgamento solene como com o magistério ordinário e universal (25) . Acreditamos na infalibilidade, de que goza o Sucessor de Pedro quando ensina ex cathedra como Pastor e Doutor de todos os fiéis (26) , e de que goza também o Colégio dos Bispos quando exerce com ele o magistério supremo (27) . 

Acreditamos que a Igreja, que Jesus fundou e pela qual rezou, é indefectivelmente una na fé, no culto e no vínculo de comunhão hierárquica. Dentro desta Igreja, tanto a rica variedade de ritos litúrgicos como a legítima diversidade do património teológico e espiritual e das disciplinas particulares, longe de prejudicar a sua unidade, realçam-na mais claramente (28) . Reconhecendo então, fora do organismo da Igreja de Cristo, a existência de numerosos elementos de verdade e de santificação que lhe pertencem por direito próprio e tendem para a unidade católica (29), e acreditando na ação do Espírito Santo que inspira o amor por esta unidade nos corações dos discípulos de Cristo (30), alimentamos a esperança de que os cristãos, que ainda não estão em plena comunhão com a única Igreja, se reunirão um dia num só rebanho com um pastor. 

Acreditamos que a Igreja é necessária para a salvação, porque Cristo, que é o único mediador e o único caminho de salvação, se faz presente para nós no seu Corpo, que é a Igreja (31) . Mas o plano divino de salvação abrange todos os homens: e aqueles que, sem culpa própria, ignoram o Evangelho de Cristo e a sua Igreja, mas procuram sinceramente a Deus e sob a influência da sua graça se esforçam por cumprir a sua vontade reconhecida nos ditames da sua consciência, também eles, num número que só Deus conhece, podem alcançar a salvação (32).

_____________

NOTAS:

(19) Cf. Denzinger-Schönmetzer 1513.
(20) Cf. Rm 5, 20.
(21) Cf. Denzinger-Schönmetzer 1514.
(22) Cf. Concílio Vaticano II, constituição dogmática Lumen gentium , 8 e 50.
(23) Ver Concílio Vaticano II, constituição dogmática Lumen gentium , 7, 11.
(24) Ver Concílio Vaticano II, constituição Sacrosanctum Concilium , 5, 6; Concílio Vaticano II, constituição dogmática Lumen gentium , 7, 12, 50.
(25) Ver Denzinger-Schönmetzer 3011.
(26) Ver Denzinger-Schönmetzer 3074.
(27) Ver Concílio Vaticano II, constituição dogmática Lumen gentium , 25 (28) Ver Concílio Vaticano II, constituição dogmática Lumen gentium , 23; ver Concílio Vaticano II, decreto Orientalium Ecclesiarum , 2, 3, 5, 6. 

(29) Ver Concílio Vaticano II, constituição dogmática Lumen gentium , 8. 

(30) Ver Concílio Vaticano II, constituição dogmática Lumen gentium , 15. 

(31) Ver Concílio Vaticano II, constituição dogmática Lumen gentium , 14. 

(32)  Concílio Vaticano II, constituição dogmática Lumen gentium , 16.

 Fonte: https://www.30giorni.it/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF