Translate

quinta-feira, 17 de abril de 2025

Quinta-feira Santa: Lava-Pés, amor e serviço

Papa Francisco na prisão para menores de Casal del Marmo, Roma, em 28 de março de 2013 (Vatican Media)

Ao lavar os pés dos discípulos, Jesus demonstra seu amor pelas pessoas e mostra a todos que a humildade e o serviço são o centro de sua mensagem.

Mariangela Jaguraba - Vatican News

O Lava-Pés é um rito litúrgico realizado durante a celebração da Quinta-feira Santa que recorda a Última Ceia do Senhor. Este rito religioso baseia-se no Evangelho de João. "É o testamento de Jesus para a comunidade. A oferta da própria vida por amor", disse à Rádio Vaticano – Vatican News o provincial dos Missionários Combonianos no Brasil, pe. Raimundo Rocha.

Ao lavar os pés dos discípulos, Jesus demonstra seu amor pelas pessoas e mostra a todos que a humildade e o serviço são o centro de sua mensagem. Na missa da Instituição da Eucaristia ou Lava-Pés repete-se o mesmo gesto de Jesus. O bispo ou sacerdote que imita Jesus no gesto de lavar os pés de algumas pessoas da comunidade, compromete-se a estar a serviço da comunidade para que todos tenham a salvação, como fez Jesus, mostrando como diz um canto religioso católico que "prova de amor maior não há que doar a vida pelo irmão".

"A Igreja é chamada a amar e servir, a lavar os pés da humanidade ferida pelas guerras, pelo feminicídio, pelo discurso de ódio, pela migração forçada, por tantas situações de desumanidade. Este é o mandamento que Jesus nos deixou. Este é o seu exemplo: amar e servir", disse ainda pe. Raimundo Rocha.

Fonte: https://www.vaticannews.va/pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF