Translate

domingo, 22 de dezembro de 2019

IV DOMINGO DO ADVENTO - ANO A: O ‘SIM’ DE MARIA E JOSÉ

+ Dom Sérgio da Rocha
Cardeal Arcebispo de Brasília
Estamos nos aproximando do Natal de Jesus. A Liturgia da Palavra nos apresenta a figura de José, esposo de Maria, humilde carpinteiro de Nazaré, que “era justo”, o que significa “santo”. Por isso, mesmo sem entender tudo o que se passava com Maria, ele diz o seu “sim” a Deus. A narrativa se conclui afirmando que “José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado” (Mt 1,24).
Além de ser modelo de fidelidade, por cumprir fielmente a palavra de Deus, José mostrou ser um marido que ama a sua esposa. Ao invés de denunciar Maria, por estar grávida antes de viverem juntos, o que segundo as leis daquele tempo poderia levá-la ao apedrejamento, ele preferiu abandoná-la em segredo (Mt 1,19). Contudo, Deus veio em seu auxílio, ajudando-o a compreender o que se passava e a cumprir a sua missão. Ao aceitar Maria como esposa, José acolheu também a Jesus, de quem cuidou paternalmente. A profecia de Isaías, proclamada na primeira leitura, se cumpria através do “sim” de Maria, contando também com o “sim” de José: “Eis que uma virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe porá o nome de Emanuel” (Is 7,14), “o que significa Deus está conosco”, explica o Evangelho segundo Mateus (Mt 1,23).  Além da expressão “Emanuel”, a origem divina de Jesus é ressaltada pela repetida afirmação de que ele foi concebido pelo Espírito Santo.
Na Carta aos Romanos, S. Paulo testemunha a grandeza da graça de Deus na sua vida, reconhecendo que o seu apostolado é dom de Deus e que também nós somos “chamados a ser discípulos de Jesus Cristo” (Rm 1,6). Para tanto, a liturgia das missas do Advento tem nos convidado a abrir as portas para que o rei da glória possa entrar, conforme o Salmo 23. Deus conta também com o nosso “sim”, assim como, ele contou com Nossa Senhora, S. José e com o apostolo S. Paulo.
Estamos chegando ao final do Advento. É importante pensar como está a nossa preparação para o Natal de Jesus. A preocupação com festas ou presentes não pode ofuscar ou substituir o verdadeiro sentido do Natal do Senhor, nem a devida preparação espiritual. Para que o Natal seja o “Natal do Senhor” é preciso que a preparação seja feita de oração, escuta da Palavra de Deus, participação na eucaristia e amor fraterno. Participe da missa no Natal. Procure testemunhar a razão maior da alegria natalina: o menino Jesus, Deus-conosco!.
Recebemos, recentemente, a notícia da nomeação de Dom Leonardo Steiner, pelo Papa Francisco, para ser Arcebispo de Manaus. Agradecemos, profundamente, a Dom Leonardo, por sua dedicação como Bispo auxiliar de Brasília, desde setembro de 2011. Neste domingo, ele preside a celebração de eucarística, na Catedral, às 10 h. Rezemos por Dom Leonardo!
Arquidiocese de Brasília / O Povo de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF