O terceiro Domingo do Advento é denominado “Domingo da Alegria” ou “Domingo Gaudete”. A palavra latina gaudete vem da antífona de entrada da missa de hoje, “Gaudete in Domino”, isto é, Alegrai-vos no Senhor, extraída da Carta de S. Paulo aos Filipenses (Fl 4,4s), que se completa com a afirmação “O Senhor está perto”, motivo dessa alegria.
O anúncio de que Deus vem para salvar traz ânimo, esperança e alegria, para o povo sofrido, conforme a profecia de Isaías. Na Liturgia da Palavra, as imagens utilizadas para expressar a vinda do Senhor são carregadas de esperança: “a terra que era deserta e intransitável” vai “florescer como um lírio” (Is 35,1); o “agricultor espera o precioso fruto da terra e fica firme até cair a chuva” (Tg 5,7). Contudo, a alegria se torna plena com os sinais da chegada da salvação em Jesus Cristo. Segundo o Evangelho proclamado, em Jesus realizam-se os sinais anunciados pelo profeta Isaías: “os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e os pobres são evangelizados” (Mt 11,5). Esses sinais realizados por Jesus revelam que ele é o Messias anunciado pelos profetas e esperado pelo povo, em resposta à pergunta dos discípulos de João. Muitos esperavam um messias rei poderoso, diferente do modo como Jesus se apresentava. Por isso, ele afirma que é “feliz aquele que não se escandaliza” por causa dele (Mt 5,6).
As palavras de Isaías ecoam neste Advento: “Criai ânimo, não tenhais medo!” (Is 35,4). Nós somos convidados a levar esperança e alegria especialmente aos que mais sofrem. Nossa esperança se fundamenta na fé em Deus, que vem nos visitar e permanecer conosco. É ele quem fortalece as mãos enfraquecidas e firma os joelhos debilitados. Entretanto, ele conta conosco, esperando a nossa resposta ao seu chamado à conversão, reproposto pela Igreja neste Advento: “ficai firmes e fortalecei vossos corações”, evitando a murmuração e o julgamento contra o próximo (Tg 5,8).
A Igreja necessita anunciar, cada vez mais, o Evangelho. Necessitamos formar comunidades missionárias. No 3º Domingo do Advento, a cada ano, realiza-se a coleta nacional para a evangelização, sinal de comunhão eclesial e de corresponsabilidade na promoção e sustentação da missão evangelizadora da Igreja na Arquidiocese e em todo o Brasil. Colabore com a sua oferta e participe da ação pastoral e missionária em sua comunidade!
Aproveite este tempo litúrgico para preparar-se bem para o Natal. Ajude sua família e seus vizinhos a participarem dos encontros de preparação para o Natal. Promova a reconciliação e a paz!