Translate

sexta-feira, 3 de julho de 2020

O jejum dos Apóstolos (Parte 1): o que os Apóstolos ensinaram


Apologética

O que os Apóstolos ensinaram
O Jejum dos Apóstolos, o tempo após a Grande Festa de Pentecostes, nos convida a olharmos para o que os primeiros seguidores de Cristo fizeram após terem recebido o Espírito Santo em Pentecostes. Para descobrirmos o que eles fizeram, precisamos olhar para aqueles Livros do Novo Testamento que seguem os quatro Evangelhos em nossas Bíblias. O primeiro deles, os Atos dos Apóstolos, foi escrito por São Lucas como uma sequência de seu Evangelho. Ele descreve a vinda do Espírito e o impacto que teve em suas vidas.
O Espírito desceu sobre os Apóstolos durante uma importante festa judaica em Jerusalém – Shavuoth, que relembra a entrega da Lei a Moisés. Essa era uma festa com peregrinação, quando os judeus de diversas cidades e países vinham a Jerusalém. Nós lemos nos Atos que, quando o Espírito veio sobre os Apóstolos, muitos desses peregrinos ouviram a comoção e vieram ver o que estava acontecendo. A primeira coisa que os Apóstolos fizeram foi contar a eles sobre a morte e ressurreição de Cristo.
O livro dos Atos diz que São Pedro se adiantou para falar com os peregrinos curiosos. Ele lhes disse que Cristo havia ressuscitado dos mortos:
  • “Jesus de Nazaré, homem de quem Deus tem dado testemunho diante de vós com milagres, prodígios e sinais que Deus por ele realizou no meio de vós como vós mesmos o sabeis, depois de ter sido entregue, segundo determinado desígnio e presciência de Deus, vós o matastes, crucificando-o por mãos de ímpios. Mas Deus o ressuscitou, rompendo os grilhões da morte, porque não era possível que ela o retivesse em seu poder” (Atos 2,22-24).
A segunda coisa que São Pedro disse foi que seus ouvintes precisavam responder à essa mensagem:
  • “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo, pois a promessa é para vós, para os vossos filhos e para todos os que ouvirem de longe o apelo do Senhor, nosso Deus” (Atos 2,38-39).
Pelo resto de suas vidas, os Apóstolos foram de cidade em cidade com a mesma mensagem: Cristo ressuscitou; convertei-vos e sede batizados! Assim foi o nascimento da Igreja.
  • Procure no Calendário Litúrgico pelas datas da Semana de Pentecostes e do início do Jejum dos Apóstolos. Determine como você observará esse período com sua família.
  • Leia o Sermão de São Pedro do dia de Pentecostes por inteiro (Atos 2,14-40). Observe o quanto a pregação dos Apóstolos aos judeus dava ênfase à realização plena do Antigo Testamento em Cristo.
  • Leia Atos 14,8-18 e Atos 17,22-31 para ver o que os Apóstolos enfatizaram quando ensinando aos Gentios.
  • Ajude as crianças a lembrar quem falou ao povo curioso em Pentecostes e quais foram as duas coisas que ele lhes instou a fazer.
  • Rezem para que o Senhor preserve e fortaleça as Igrejas que sofrem no Oriente Médio, que foi Evangelizado pelos Apóstolos.
  • Rezem juntos os seguintes versos: “Trabalhando através dos divinos Apóstolos e enfatizando os Profetas, Cristo, com o auxílio do Espírito Santo, levou as nações ao conhecimento de Deus. Como prometestes, ó Salvador, concedestes grandes milagres aos Vossos discípulos, enviando-os a pregar a Vossa glória pelo mundo todo. A todos os povos, eles anunciaram a graça de Vossa Encarnação e Vossa santa Ressurreição.”
Veritatis Splendor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF