Translate

domingo, 9 de agosto de 2020

Faleceu bispo emérito da Prelazia de São Félix do Araguaia, Dom Pedro Casaldáliga

Dom Pedro Casaldáliga / Foto: CNBB

SÃO PAULO, 08 Ago. 20 / 02:53 pm (ACI).- Faleceu na manhã deste sábado, 8 de agosto, o Bispo emérito da Prelazia de São Félix do Araguaia, Dom Pedro Casaldáliga, aos 92 anos.

Em nota publicada na página de Facebook dos Missionários Claretianos Brasil, a Prelazia de São Félix do Araguaia (Mato Grosso, Brasil), a Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria (Claretianos) e a Ordem de Santo Agostinho (Agostinianos), comunicam que o Prelado morreu às 9h40 deste sábado, em Batatais (SP), onde estava internado no hospital da Santa Casa de Misericórdia, com graves complicações pulmonares.

No início da semana, a Prelazia chegou a desmentir um boato que circulou na imprensa de que Dom Casaldáliga havia falecido.

Dom Pedro Casaldáliga foi transferido do Mato Grosso para o interior de São Paulo no dia 4 de agosto. O Bispo emérito sofria de problemas respiratórios e agravamento do mal de Parkinson. Exames descartaram que o paciente tivesse Covid-19.

O velório de Dom Pedro Casaldáliga ocorrerá em três locais, sendo o primeiro neste sábado, a partir das 15h, na capela do Centro Universitário de Batatais. A Missa de exéquias será celebrada em Batatais, no domingo, 9 de agosto, às 15h, na mesma capela.

Já na segunda-feira, 10 de agosto, o corpo do Bispo seguirá para Ribeirão Cascalheira (MT), onde será velado no Santuário dos Mártires, ainda sem previsão de horário de chegada do corpo.

O sepultamento será em São Félix do Araguaia (MT), após o corpo velado no Centro Comunitário Tia Irene. A data, porém, ainda não foi divulgada.

Breve biografia

Dom Pedro Casaldáliga nasceu em Balsareny, na província de Barcelona, na Espanha, em 16 de fevereiro de 1928.

Ingressou na Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria, os Claretianos, em 1943. Foi ordenados sacerdote em Montjuïc, Barcelona, em 31 de maio de 1952.

Em 1968, mudou-se para o Brasil para fundar uma missão claretiana no Estado do Mato Grosso. No dia 27 de abril de 1970, foi nomeado administrador apostólico da Prelazia de São Félix do Araguaia (MT). No ano seguinte, foi nomeado bispo prelado de São Félix do Araguaia, tendo recebido sua ordenação episcopal em 23 de outubro de 1971.

O Prelado apresentou sua renúncia à Prelazia, conforme o Can. 401 §1 do Código de Direito Canônico, em 2005. No dia 2 de fevereiro de 2005, o Papa João Paulo II aceitou sua renúncia ao governo pastoral de São Félix.

Dom Pedro Casaldáliga foi um dos maiores propagadores da teologia da libertação no Brasil.

ACI Digital

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF