Translate

sábado, 1 de agosto de 2020

Joseph Xing: Eu só pediria ao Papa: ore por nós.

CHINA  -  Agosto/Setembro de 2005

por Gianni Velente
Joseph Xing
Joseph Xing
No dia em que se tornou bispo, alguns padres das comunidades clandestinas de Xangai também pediram para participar da missa de sua ordenação episcopal. O governo não deu permissão, permitindo que apenas padres regularmente registrados no escritório de assuntos religiosos entrassem na igreja. Mas o episódio é certamente um bom presságio para a delicada missão de reconciliação que aguarda Giuseppe Xing Wenzhi, 42 anos, agora bispo auxiliar de Xangai. Até os cristãos das comunidades "clandestinas", que celebram os sacramentos nos lares e evitam frequentar as igrejas da diocese registradas em órgãos governamentais, conhecem (e reconhecem) sua fé simples e sua humildade. O velho Alfonso explica bem, que todo sábado à noite ele recebe quinze amigos em sua casa pobre e desordenada, ouvindo a massa de um padre clandestino: «Todo mundo sabe que Giuseppe é um bom padre, simples e honesto. Quando ele era reitor do seminário, e seus seminaristas, duas vezes por ano, saíam à noite para ir ao cinema, ficava em casa sozinho, para ser o porteiro e atender a central telefônica ... ». E acrescenta: «O bispo e os padres" clandestinos "obedecem à Santa Sé. Lamentamos apenas que, durante a ordenação do novo bispo auxiliar, não se tenha dito uma palavra sobre a aprovação recebida da Santa Sé ». ficou sozinho em casa, atuando como carregador e atendendo à central telefônica ... ». E acrescenta: «O bispo e os padres" clandestinos "obedecem à Santa Sé. Lamentamos apenas que, durante a ordenação do novo bispo auxiliar, não se tenha dito uma palavra sobre a aprovação recebida da Santa Sé ». ficou sozinho em casa, atuando como carregador e atendendo à central telefônica ... ». E acrescenta: «O bispo e os padres" clandestinos "obedecem à Santa Sé. Lamentamos apenas que, durante a ordenação do novo bispo auxiliar, não se tenha dito uma palavra sobre a aprovação recebida da Santa Sé ».

Você era criança durante a revolução cultural. Nos anos em que todas as práticas cristãs eram proibidas pelo governo e Mao proclamava: "A religião na China não existe mais" ...
GIUSEPPE XING WENZHI: Fui batizado aos oito dias de idade. Eu tenho dois irmãos mais velhos e uma irmã mais nova. Você não poderia ir à igreja. Todos foram fechados, destruídos ou destinados a outros usos. Para rezar, a porta da frente estava fechada. A coisa mais importante naqueles anos para mim foi o arco diante do Senhor e as orações da noite a Jesus, José e Maria antes de dormir. Depois fomos para a cama e os adultos continuaram a orar. Lembro-me de adormecer ouvindo suas orações. Então, alguns padres começaram a se reunir novamente em 1977. A primeira vez que entrei em uma igreja foi em 1978. Meu pai me levou até lá, a setenta quilômetros de nossa vila.
Como você pensou em se tornar padre?
XING: Na verdade, no começo, não era eu que passava tanto tempo pensando sobre isso. Quando o seminário de Sheshan abriu as portas para alguém da minha província, um parente idoso também deu meu nome. Eles fizeram uma espécie de exame de catecismo e, dentre dez candidatos de Shandong, fomos admitidos em seis.
Ele começou sua preparação para o seminário Sheshan e terminou na América ...
XING: Eu estive nos EUA de janeiro de 2003 a maio de 2004. Primeiro no Estado de Nova York, convidado dos Maryknolls, e depois fazer cursos em Washington , na Universidade Católica da América. Mas tive que voltar rapidamente ...
Em seu novo papel de bispo, você terá prioridades?
XING: Estou ajudando o bispo Jin por enquanto. Já nos meses que antecederam a ordenação pelas paróquias, fui ao seminário, às casas das freiras e padres idosos, ao hospício dos idosos. Em cada lugar, parei por uma semana para conhecer os problemas das diferentes situações. Espero trabalhar para que a Igreja continue a crescer em unidade e paz, superando os conflitos entre padres e fiéis. E que, estando unidos, pode funcionar melhor também para o bem da sociedade, por exemplo, ajudando os idosos cada vez mais abandonados. Como a Igreja vive em sociedade, não é um mundo separado da realidade dos homens. Na minha opinião, é necessário fazer como Matteo Ricci ...
O que isso significa?
XING: Todos reconheceram que ele, sendo cristão, fez o bem à sociedade de seu tempo. Ele veio da Itália, mas se identificou com os chineses, tornando-se um deles. E, fazendo boas obras a seu favor, despertou simpatia pelo cristianismo.
A fé que perseverou no meio da perseguição parece estar falhando agora?
XING: Durante a perseguição, houve um ataque que veio de fora - a Guarda Vermelha, a Revolução Cultural - e isso levou as almas a pedir ajuda a Deus. Eles tinham medo de perder a fé. E então eles disseram: Jesus, pegue-me em suas mãos e me proteja. Agora, pelo menos aqui em Xangai, parece que todo mundo é dono de sua existência. Que não há necessidade de pedir ajuda a ninguém, e tudo é tocado nas profundezas do coração.
Os padres idosos dizem: todo mundo pensa em ganhar dinheiro, e eles não vão mais à igreja ...
XING: Não é que eles não querem, mas eles trabalham muito, eles têm muito o que fazer ... Na minha opinião, mesmo aqueles de meia idade que chamam de "geração perdida", por serem jovens nos anos da Revolução Cultural, eles têm perguntas reais e ocultas que emergem em seus corações.
Dom Giuseppe Xing durante a entrevista
Dom Giuseppe Xing durante a entrevista
Ei pessoal?
XING: Eles também vivem uma vida convulsiva. Eles guardam muitas coisas. Mas então talvez saia uma insatisfação. Uma espécie de tédio. Uma expectativa confusa de algo grande, de um bem infinito. Como o bem que Jesus deseja para cada um deles.
O bispo Jin nos disse que ela inicialmente não queria aceitar a nomeação como bispo. No final, o que te convenceu?
XING: No começo eu estava hesitante, porque eu tinha minhas inadequações diante dos meus olhos. Eu disse para mim mesmo: "Eu não sou inteligente o suficiente, astuto, eu não falo idiomas ...". Então pensei: estou nas mãos de Deus, que pode fazer qualquer coisa comigo. Se eu não sou capaz, Ele me ajuda. E quanto mais eu sou incapaz, mais será visto que é todo o trabalho dele. Como São Paulo disse: "Quando estou fraco, é então que sou forte".
Se ele pudesse dizer algo ao Papa, para ajudá-lo a entender a condição atual da Igreja da China, o que ele diria a ele?
XING: Os chineses amam o Papa, amam João Paulo II, que tinha a Igreja da China em seu coração. Eles também amam o novo Papa. Certamente não sou eu quem deve explicar ao Papa como estão as coisas. Em Roma, existem pessoas que sabem como é a situação. Eu só perguntava a ele: Santo Padre reze por nós. GV

Revista 30Dias

2 comentários:

  1. Bom dia tudo bem? Sou carioca e procuro novos seguidores para o meu blog. E seguirei o seu com prazer. Novos amigos também são bem vindos, não importa a distância.

    https://viagenspelobrasilerio.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Luiz Gomes. Agradeço por seu comentário. Obrigado. Indicarei o seu blog.

    ResponderExcluir

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF