Translate

terça-feira, 4 de agosto de 2020

Mês Vocacional 2020: Amados e Chamados por Deus

Cada ser humano é amado por Deus, chamado pelo Pai e enviado a viver de forma plena a sua vocação como cristãos, de diferentes maneiras.
Cada ser humano é amado por Deus, chamado pelo Pai e enviado a viver de forma plena a sua vocação como cristão, de diferentes maneiras.
Redação (03/08/2020 17:05Gaudium Press) A Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Pastoral Vocacional, a Pastoral Familiar e a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) prepararam uma programação especial durante o mês de agosto para a realização do Mês Vocacional 2020.

Amados e Chamados por Deus

O tema para o Mês Vocacional a ser desenvolvido neste ano de 2020 é “Amados e chamados por Deus” (Chv, 112).
Um tema que, explicam os participantes Comissão preparatória do evento, inspira e faz reconhecer que cada ser humano é amado por Deus, chamado pelo Pai e enviado a viver de forma plena a sua vocação, como cristãos, de diferentes maneiras, na própria Igreja e na sociedade.
Por sua vez, o lema escolhido para a vivência deste mês vocacional deve foi:
“És precioso aos meus olhos. Eu te amo”  (Is 43,1-5).

Fomos chamados a amar, porque fomos, antes de tudo, amados

Dom José Albuquerque, bispo referencial da Pastoral Vocacional diz que “Neste ano de 2020, a primeira verdade é que Deus nos ama, então isso está muito presente no tema e no lema”.
Para Dom Albuquerque, “o tema “Amados e chamados por Deus” e o lema inspirado em Isaías “És precioso aos meus olhos. Eu te amo”, é uma citação bíblica que consta no documento do Papa, na Exortação Apostólica Christus Vivit”.
Então, explica o bispo referencial da Pastoral Vocacional, “a primeira verdade é que Deus nos ama e que nunca deveremos duvidar disso, apesar de que possa nos acontecer na vida momentos difíceis”.
“Em qualquer circunstância somos amados infinitamente, então o mês vocacional quer de algum modo enfatizar esta vocação:
fomos chamados a amar, porque fomos antes de tudo amados”, afirma.

Programação para o Mês Vocacional 2020

A programação do mês será muito variada e conta com a realização de lives, com a oração do terço vocacional que será transmitido, ao vivo, às quartas-feiras, pelas emissoras de inspiração católica.
A primeira semana do mês, de 2 a 8 de agosto, é dedicada às vocações dos diáconos, presbíteros e bispos (ministérios ordenados).
A segunda semana do mês de agosto, de 9 a 15, será dedicada à vocação do pai, mãe e filhos e o viver em família.
Para esta ocasião, há a Celebração da Semana Nacional da Família, com subsídios específicos, organizada pela Pastoral Familiar.
A terceira semana do mês, de 16 a 22, é dedicada à vocação das pessoas de vida consagrada, os que fazem os votos de Castidade, Pobreza e Obediência.  Este ano, pela primeira vez, será realizada a Semana Nacional da Vida Consagrada motivada pela Conferência dos Religiosos do Brasil.
A quarta e última semana, de 23 a 29, é dedicada à vocação dos cristãos leigos e leigas e seus diversos serviços na comunidade. (JSG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF